Prepare os chapéus e os impermeáveis: vai precisar deles para se proteger da chuva nos próximos dias — mas não por muito tempo. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta terça-feira, 7 de março, um aviso à população para o agravamento das condições meteorológicas até quinta-feira (9), mas as nuvens deverão desaparecer rapidamente.
As temperaturas vão subir a partir da tarde desta sexta-feira, 10 de março, em todo o território nacional. Nas regiões do sul, os termómetros chegarão perto dos 30 graus. Será um fim de semana quente a antecipar a chegada da primavera.
Antes, são esperados aguaceiros em praticamente todo o território nacional até sexta-feira de manhã. Com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC lançou um alerta relativo à previsão de forte precipitação em todo o território, em especial no Minho e Douro Litoral.
A chuva será mais intensa “na madrugada e manhã do dia 8 de março, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde”. Até ao final da manhã de quinta-feira, 9 de março, pode ocorrer a queda de granizo nas regiões Norte e Centro.
Durante este período, está previsto vento forte predominante de sudoeste, e ainda mais intenso nas terras altas e na faixa costeira do Norte e Centro. Quanto à agitação marítima, a autoridade antecipa que deverá “aumentar gradualmente a partir da tarde de quarta-feira, atingindo quatro a quatro metros e meio na quinta-feira a norte do Cabo Raso” (concelho de Cascais).
Face ao quadro meteorológico previsto, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, bem como para a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
Poderá ainda ocorrer o “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, devido ao vento forte, e que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”. A formação de lençóis de água é também motivo de precaução.
A autoridade pede, assim, um “especial cuidado” na circulação e permanência em zonas arborizadas, devido à possibilidade de queda de árvores ou de ramos devido ao vento, assim como nas zonas ribeirinhas mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais.
É igualmente pedido aos automobilistas para que tenham uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e que não atravessem zonas inundadas.
Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima são outros dos conselhos da Proteção Civil.
Já no fim de semana, prevê-se, finalmente, uma mudança do tempo, “com a presença de um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica, que deverá originar tempo seco, ventos fracos e nova subida das temperaturas”. No domingo, por exemplo, dia 12 de março, os termómetros vão oscilar entre os 16 e os 24 graus e no Alentejo podem mesmo superar os 25 graus.
Na região de Lisboa, as temperaturas também deverão estar muito agradáveis, com sol e céu limpo, acima dos 20 graus. No grande Porto a temperatura máxima não será tão alta, e o céu poderá apresentar-se mais nublado, mas são esperadas temperaturas amenas e sem chuva. Estas condições mais favoráveis deverão manter-se pelo menos até ao início da próxima semana, sempre com mais incidência nas zonas centro e sul do território.
⚠️ℹ️ 𝗔𝗩𝗜𝗦𝗢 𝗔̀ 𝗣𝗢𝗣𝗨𝗟𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 ℹ️ ⚠️ 𝗖𝗛𝗨𝗩𝗔, 𝗩𝗘𝗡𝗧𝗢, 𝗔𝗚𝗜𝗧𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗠𝗔𝗥𝗜́𝗧𝗜𝗠𝗔 – 𝗠𝗘𝗗𝗜𝗗𝗔𝗦 𝗣𝗥𝗘𝗩𝗘𝗡𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦 ℹ️De acordo com a…
Posted by Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil on Tuesday, March 7, 2023