na cidade

Festival Náutico Baía do Seixal começa esta sexta-feira — e já sabemos o que vai acontecer

A NiS falou com o vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, que revelou mais detalhes sobre esta edição.
Há passeios e visitas que pode fazer.

Tornou-se parte integrante do programa das Festas de São Pedro, no Seixal. O Festival Náutico Baía do Seixal acontece todos os anos sempre que as festas populares da cidade decorrem. Este ano, de 24 de junho, sexta-feira, a 3 de julho, domingo, o evento volta a trazer muita cor às águas que banham o concelho.

“Considerando que o Seixal sempre teve uma grande ligação ao mar, realiza-se este Festival Náutico, no qual participam embarcações tradicionais do Tejo. A Câmara Municipal do Seixal tem duas, o Varino Amoroso e o Bote de Fragata Baía do Seixal. Mas também vamos ter aqui a Caravela Vera Cruz, que pode ser visitada por todos os que vierem ao Seixal durante as festas”, apontou à NiS Paulo Silva, responsável pelo pelouro da Cultura, Juventude, Participação, Desenvolvimento Social e Saúde.

Por isso, estão previstos vários passeios e visitas à Caravela Vera Cruz, que atracará na Baía do Seixal. Recorde-se que esta é uma réplica daquele que foi o mais importante navio português do século XV. Na visita terá a oportunidade única de conhecer não apenas a embarcação como ficar a par das técnicas de navegação dos portugueses, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo das caravelas.

“Além disso, vão também decorrer percursos na Baía do Seixal. Portanto, quem quiser dar um passeio no nosso Bote de Fragata poderá inscrever-se online no site da Câmara e assim desfrutar de um momento único, que é sempre o passeio pela Baía num Bote de Fragata, um barco tradicional do Tejo”, explica ainda o autarca em conversa com a New in Seixal.

O Festival Náutico Baía do Seixal inclui ainda um desfile de nove embarcações que, segundo o vice-presidente Paulo Silva, “vão encher a Baía de cor”. 

Conheça, de seguida, o programa desta edição do Festival Náutico Baía do Seixal.

De 24 de junho a 3 de julho

Percursos na embarcação tradicional bote de fragata Baía do Seixal, durante uma hora — pode consultar os horários online.

24 de junho, sexta-feira

13 horas — Chegada da caravela Vera Cruz.

25 de junho, sábado

18 horas — Chegada à Estação Náutica Baía do Seixal de embarcações tradicionais, provenientes da Doca da Marinha.

25, 28, 29 de junho e 1 e 2 de julho

Das 12h às 23 horas — Visitas à caravela Vera Cruz.

26, 27, 30 de junho e 3 de julho

Das 12h às 22 horas — Visitas à caravela Vera Cruz.

26 de junho, domingo

12 horas — Receção dos arrais e tripulações participantes.

Das 13h30 às 14h30 — Desfile Náutico Baía do Seixal.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA