na cidade

Festival “À Babuja” regressa com novos murais de Trafic e Smile

Intervenções artísticas, cultura urbana, dança, graffiti e muita música. Saiba tudo o que vai acontecer de 11 a 14 de julho.
A festa mais urbana do concelho está de volta.

Em 2023, a zona ribeirinha do Seixal encheu-se de cores, pinturas, graffitis, dance battles e música com sunsets incríveis. Este ano, o local escolhido para a realização do “À Babuja — Festival de Street Art do Seixal 2024” foi o Parque Urbano das Paivas, que irá receber quatro dias de festa e cultura urbana.

De 11 a 14 de julho, pode esperar uma celebração dos 50 Anos do 25 Abril, com vários workshops, DJ sets, dança, capoeira, um mercado e muita animação. Para esta edição foram chamados os writers Smile e André Trafic, os eleitos para as grandes intervenções artísticas que irão nascer nos muros exteriores da Escola Básica Nun’Álvares e da Escola Secundária João de Barros.

André Trafic, responsável pelo mural da Escola Secundária João de Barros, em Corroios, pretende captar a graça e a beleza dos flamingos que nidificam nesta área. “Misturando-os em harmonia com as minhas formas tridimensionais e linhas fluídas características, este mural celebra a elegância natural destas aves magníficas, ao mesmo tempo que infunde no espaço uma sensação de profundidade, maravilha e imaginação”, revela.

A peça central do mural é o flamingo, representado com realismo e em várias posições de voo elegantes. À volta do/s flamingo/s, formas e texturas volumétricas e abstractas criam uma paisagem de sonho que evoca a zona do sapal de Corroios. A utilização de elementos 3D acrescenta profundidade e convida os espectadores a interagir com o mural, criando uma experiência multissensorial.

Smile não revelou o que vai desenhar, mas referiu que a obra vai girar em torno da escravatura, falta de liberdade e que ainda fará uma crítica aos países europeus, que lucram com estes atos desumanos. “O festival continua a promover os diferentes tipos de arte urbana, a fomentar o convívio entre os participantes e uma troca de ideias entre eles e a constituir um estímulo à criatividade individual e coletiva e dando ainda a conhecer o trabalho de jovens artistas das escolas secundárias”, diz o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

A iniciativa é organizada pela autarquia em parceria com a Associação Via Urbana, um grupo de jovens que tem criado várias dinâmicas no concelho, incluindo um escola de dança de Hip-Hop e vários workshops de cultura urbana em escolas do Seixal.

Todas as atividades e o street market são de entrada gratuita, basta levar roupa confortável e boa disposição. Caso queira ver os artistas a fazer as grandes intervenções nos muros, passe das 10 às 19 horas entre os dias 11 e 14 de julho nos respetivos locais das obras.

Confira abaixo a programação completa do À Babuja — Festival de Street Art do Seixal 2024”.

11 de julho, quinta-feira

Das 15 horas às 16h20

Soldado Perdido e Catarina Eufémia

Das 16h30 às 19 horas

Demonstração de capoeira

12 de julho, sexta-feira

Das 10 às 17 horas

Workshop de desenho

Exposição de desenhos

Das 15 às 19 horas

Demonstração de capoeira

Das 19 às 20 horas

Workshop de bastões

Das 19 às 23 horas

Poetry slam

DJ set

13 de julho, sábado

Das 10 às 17 horas

Workshop de desenho

Exposição de desenhos

Das 11 às 14 horas

Gil Teatro

Das 14 às 18 horas

Workshop de cartazes

Das 15 às 17 horas

Oficina de dança hip-hop

Oficina de graffiti e tags

Das 15 às 19 horas

Street Market

Das 17 às 20 horas

Sxill Out – DJ sets

Das 21 às 22 horas

Show de fogo

Das 22 às 23 horas

Saraiva | concerto

14 de julho, domingo

Das 15 às 21 horas

Street Market

Das 15 às 21 horas

Dance Battle

DJ Set

Das 16 às 17 horas

Oficinas abertas de dança e graffiti

Das 18 às 21 horas

Sxill Out

Carregue na galeria e veja o processo de produção da grande obra realizada por André Trafic no ano passado.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA