na cidade

Feira de Voluntariado do Seixal chega esta semana

Iniciativa serve para mostrar quais são os trabalhos a ser realizados no concelho e onde pode se inscrever para ajudar.
Está na hora de conhecer todos o projetos.

O voluntariado é alimentado por uma grande motivação, um enorme gosto pela atividade que se pratica ou pelos dois. Imagine um viciado em limpezas que quer ver todas as praias do planeta sem lixo, junta-se o útil ao agradável e forma-se um grupo de pessoas com o mesmo objetivo.

Por vezes, a parte difícil não é agir, mas encontrar um grupo que dê força ao movimento e uma identidade àquilo que estamos a fazer. Pois bem, este problema será resolvido com a chegada da Feira do Voluntariado do Seixal, um spot onde pode conhecer todos os grupos e associações de voluntariado.

De 6 a 8 de junho, entre as 10 e as 23 horas, o RioSul Shopping acolhe este evento com o mote “Vamos dar as mãos por quem mais precisa. Porque quem não é indiferente pode fazer a diferença”.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do programa Maio Social 2024, contará com a presença de 20 instituições, as quais integram a Rede Social do Seixal. A feira surge com o objetivo de dar a conhecer à comunidade as respostas sociais existentes no domínio do voluntariado e o trabalho promovido pelas associações do concelho, sensibilizando para esta causa e procurando promover uma onda de solidariedade para ajudar quem mais precisa, incluindo a causa animal.

“Numa sociedade global e com novas causas sociais emergentes, o voluntariado torna-se um instrumento fundamental de transformação social, sendo o nosso movimento associativo um excelente exemplo, pois é aqui onde mais o encontramos. Atendendo ao número cada vez maior de casos de pessoas e animais negligenciados, é urgente darmos as mãos e agirmos enquanto comunidade, através de relações interpessoais próximas e fraternas, rumo a um mundo melhor e mais solidário. O trabalho voluntário tem sido um dos pilares do desenvolvimento do concelho do Seixal, sendo justo aqui fazer uma referência também aos nossos voluntários do movimento associativo desportivo e cultural que igualmente fazem um trabalho de grande parceria com a autarquia”, diz Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

A feira é dirigida ao público em geral, sendo promovida pela Câmara Municipal do Seixal, Administração do RioSul Shopping, Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela e o Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal. O Maio Social 2024 traz consigo um conjunto de abordagens críticas e construtivas, enquadradas nas comemorações dos 20 anos da Rede Social do Seixal e dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA