na cidade

Este sábado há um churrasco imperdível no Moto Clube do Seixal

A associação na freguesia de Amora promete boa comida, bebida e muita música à mistura.
Estão todos convidados.

Está longe de ser a primeira iniciativa do Moto Clube do Seixal. Desde a sua fundação, em 1993, que a associação se tornou conhecida entre a população pela sua grande intervenção comunitária e social. Isso explica o facto de todos os dias passarem pela sede dezenas de pessoas, muitas vezes só para trocarem dois dedos de conversa.

Desta vez, os motivos que vão levar os seixalenses à Rua dos Foros de Amora são outros. Este sábado, 7 de maio, a partir das 16 horas voltará a acontecer o habitual Moto Churrasco. Quem acompanha a atividade do Moto Clube de perto já sabe que este é daqueles eventos que faz sempre parte da agenda da associação. No entanto, a iniciativa estava suspensa por causa da pandemia.

“Tendencialmente organizamos um churrasco sempre assim em grande. As bandas e tudo o que envolve o churrasco acabam sempre por puxar muita gente e, no meio disto, é uma tradição. Estamos a recuperar as nossas tradições destes convívios todos”, explica à New in Seixal Susana, um dos membros do clube responsáveis pela gestão das redes sociais.

Por isso, se está a pensar marcar presença no churrasco do Moto Clube do Seixal saiba que vai haver boa comida, muito convívio e música pela tarde e noite dentro. Os RockAólicos e os HajaRock foram as duas bandas escolhidas para animar o churrasco.

Estas são “bandas da cena rock com alto ritmo e emoção, que combinam com o estado de espírito de um apaixonado pelo motociclismo e pelo convívio em torno de um churrasco”, pode ler-se em comunicado. Pelas suas caraterísticas, um dos grupos musicais está mais ligado a músicas originais e o outro a covers de grande hits do estilo musical.

O Moto Clube do Seixal espera por si.

Neste churrasco, além da comida e da bebida, será criado o ambiente perfeito de convivência. Na prática, a população pode olhar para o evento como um Moto Churrasco com um lado bastante familiar (e unido). “É quase como se fosse um churrasco lá em casa”, garante Susana à NiS. 

Depois do churrasco, o Moto Clube já está a preparar novas iniciativas. Já há planos para os Santos Populares, várias sardinhadas, um noite de fados em setembro e ainda o Halloween — outra festa que já faz parte da agenda. Além disso, na altura do verão acontecerá ainda um grande passeio, desta vez só para os sócios. O desafio dirigido aos motociclistas passa por percorrer a costa durante cerca de cinco dias. O percurso é conhecido como a Rota dos Faróis.

A dinâmica do Moto Clube do Seixal

Como qualquer associação, o trabalho do Moto Clube do Seixal é muito vocacionado para os seus sócios. “Temos sempre este espírito de família, nós reunimos sempre em torno da mesa. Ou é o caracol, que vai acontecer daqui a poucas semanas, ou foi também o do Dia dos Namorados ou no aniversário do Moto Clube a 9 de julho”, aponta Susana.

Depois, pontualmente, a organização promove outros eventos assim maiores, pelo menos uma vez por mês, para as pessoas de fora, como é o caso do Moto Churrasco. Também ao fim de semana, os motociclistas têm por hábito dar um passeio, mais pequeno, pelo concelho. Vão, por exemplo, beber um café junto à Baía do Seixal ou visitam os padrinhos ou os outros moto clubes da região.

“Nestes casos, quem quiser pode juntar-se a nós para fazer o nosso passeio domingueiro”, esclarece ainda a motociclista em conversa com a New in Seixal. Porém, quando se fala de passeios maiores, acontecem habitualmente a cada trimestre.

Nota importante: apesar de um espaço de moto clube estar muito ligado a um lado masculino, saiba que as mulheres do Moto Clube do Seixal também se impõem e são, na verdade, muito ativas. “Nós temos aqui um núcleo muito engraçado e que está afeto ao Moto Clube e que são senhoras que se reúnem e que deixam os maridos com os filhos em casa e partem à aventura. Praticamente todos os fins de semana fazem a sua saída de mota, seja com mochila às costas ou não”, remata por fim Susana.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA