na cidade

Este negócio seixalense organiza as festas infantis mais fofas

O projeto Decorando Sonhos prepara os bolos, os doces e toda a decoração de eventos temáticos.
Trabalham com aniversários e chás de bebé.

A magia de uma festa, seja para miúdos ou para adultos, está na possibilidade de contribuir para a felicidade da pessoa surpreendida. Quando falamos dos mais novos entra-se no reino dos sonhos e a responsabilidade é sempre maior já que é preciso cumprir com a fantasia de alguém com uma imaginação que vai além do seu tamanho.

Decididas a abraçar esta responsabilidade, as irmãs Bruna Silva e Brenda Souza começaram o ano com a revelação do Decorando Sonhos, um negócio que junta a confeitaria e a decoração para a criação de espaços e ambientes capazes de satisfazer os desejos dos clientes e contribuir para várias celebrações. Arrancaram com o projeto em janeiro de 2022.

Bruna, de 28 anos, é confeiteira e trabalha com bolos há cerca de três anos. Ao longo desse tempo tem vindo a mostrar criações que não enchem só a barriga, mas são sobretudo um alimento para os olhos por todo o trabalho visual de bolos que são verdadeiras obras de arte. Começou a contar com a ajuda da irmã para encontrar os topos para decorar os bolos.

“Tinha muita dificuldade em encntrar os topos na nossa zona do Seixal. A minha irmã ficou desempregada e pedi para ela fazer só para mim”, conta. Brenda, de 24 anos, sempre teve o gosto pela ornamentação e, atualmente, dedica-se ao trabalho com o artesanato e os topos que são colocados nos bolos. As outras confeiteiras da zona também mostraram interesse neste trabalho e começou a trabalhar numa escala maior, fazendo também caixas de lembranças para festas e outros personalizados.

Os bolos são verdadeiras obras de arte.

A união de forças entre a confeitaria e a parte da decoração foi inevitável. Bruna explica que, mesmo quando não tinham muitos recursos, gostavam de inventar e viram nesta junção a possibilidade de oferecer uma experiência completa aos clientes. “Nós juntámo-nos para combinar os bolos com a festa em si, para o cliente se sentir à vontade com decoração, mas ter algo mais: queremos oferecer um pacote completo”, acrescenta.

Apesar do projeto ser para festas em geral, são os eventos infantis que têm ocupado mais tempo ao Decorando Sonhos, afinal, é o mercado com mais procura. Trabalham com festas de aniversário e com os chás de revelação e, idealizando a festa em torno dos mais pequenos detalhes, “sonhos” é sempre a palavra de ordem. “Temos que pensar no sentimento daquele miúdo quando vê aquela decoração pronta e vê os balões”, explica a confeiteira. “Geralmente, os sonhos são mais das crianças e os pais querem realizá-los”.

O tema é sempre definido pelo cliente, com as duas irmãs a organizarem tudo da forma que é pedido e a confiar no gosto das famílias. No entanto, dentro disso, alertam sempre quando algo não fica tão harmónico ou pode não fazer sentido no contexto da decoração, dada a atenção aos detalhes.

As festas podem ser inspiradas em qualquer tema.

Sobre o processo de criar toda a fantasia, têm um fundo simples, que não precisa de nenhum personagem e um painel redondo para quando o cliente deseja desenvolver a festa em torno de uma personagem. Elaboram o tema com o nome personalizado e deixam a pessoa escolher a mesa que serve de suporte para os bolos e os doces a partir de vários exemplos.

Tratando-se de uma festa temática, as irmãs trabalham também com a junção de cores. “Vamos supor que uma criança pede uma festa da Peppa”, explica Bruna. “A animação é mais em tons de rosa e azul e tentamos colocar nessas cores. Tentamos encaixar sem que fique uma coisa exagerada para que seja algo que faça sentido”.

“Ainda não temos todos os móveis necessários para o trabalho, está-se sempre a inovar e nós tentamos inovar o máximo que conseguimos”, conclui. Desta forma, ambicionam alcançar formas de fazer festas mais elaboradas. “Queremos poder realizar mais sonhos de festas e abranger mais coisas”.

O Decorando Sonhos não atua apenas na Margem Sul, sendo que Bruna e Brenda estão dispostas a realizar festas onde o cliente quiser mediante o pagamento de uma taxa calculada à parte. No momento, por uma festa com painel e com mesas cobram um valor entre 130€ e 150€.

Os interessados podem fazer um pedido através da página de Instagram, que também indica um link de WhatsApp para entrar em contacto diretamente com as responsáveis.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA