na cidade

Este domingo há um concurso de papagaios de papel em Corroios

Dos miúdos aos adultos, todos são convidados a participar. As inscrições estão abertas até ao dia do evento, 22 de maio.
Imperdível.

Foi umas das brincadeiras que caiu em desuso com o passar do tempo. Assim que o bom tempo chegava, era costume encontrar nos parques ou nas praias alguém que se estivesse a entreter com um papagaio de brincar. Adultos e miúdos passavam horas a lançar e a controlar o seu papagaio, num desafio que perdurava enquanto o vento (e a habilidade) assim o permitisse.

Para voltar a trazer a tradição de um dos passatempos favoritos dos anos 2000, o Grupo Desportivo Unidos do Arco (GDUA), com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Corroios, organizou a 1ª. edição do Concurso de Papagaios — Dar Asas a Corroios. Acontece já neste domingo, 22 de maio, a partir das 10h30 na Quinta da Marialva, em Corroios.

“A mostra de papagaios (…) pretende reavivar a tradição da construção e lançamento de papagaios, incentivar o gosto pelos jogos tradicionais, estimular a criatividade e imaginação dos participantes, promover o benéfico convívio entre alunos, incentivar o convívio entre gerações, promover atividades ao ar livre, quebrando com os hábitos de sedentarização e realizar atividades educativas e culturais que impliquem o envolvimento da comunidade”, pode ler-se online sobre o evento.

Quanto ao concurso, a New in Seixal sabe que os papagaios vão ser avaliados consoante a sua capacidade de voo, isto é, o tempo e a distância percorrida; pela beleza, os materiais que foram utilizados para a construção do papagaio, a criatividade e a cor. Todos podem participar, sendo que a competição acontece depois entre escalões: o das escolas, das famílias e individuais. O regulamento foi disponibilizado online pela Câmara Municipal do Seixal.

No entanto, atenção: os interessados devem garantir a sua inscrição, que é totalmente gratuita, até o dia do evento, domingo, 22 de maio, através do preenchimento de um formulário online. A sede do GDUA, na cave número 7 da Rua Cidade Sá da Bandeira, na Quinta de São Nicolau, em Corroios; a Junta de Freguesia de Corroios e as escolas também estão a receber inscrições. No caso de querer saber mais informações, pode enviar um email para unidosdoarco@nullgmail.com ou ligar para o número de telefone 212 538 195.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA