na cidade

Este domingo embarque no bote de fragata Baía do Seixal para um passeio no Tejo

Fará o trajeto "De Barco, da Mundet às Estações do Saramago". As inscrições já estão a decorrer e são gratuitas.
Não perca a oportunidade.

Os passeios pelo Tejo, dinamizados pela Câmara Municipal do Seixal, tornaram-se nos últimos anos uma constante na programação do município. A NiS fez em julho deste ano a Rota Barcos do Tejo a bordo do bote de fragata Baía do Seixal e percebeu que esta é uma forma diferente de conhecer o Seixal, a sua história e tradições, de uma perspetiva absolutamente diferente: a de dentro do rio.

Para este domingo, dia 16 de outubro, a autarquia preparou mais um programa de lazer nesta embarcação icónica do Seixal. Desta vez, a atividade recebeu o nome “De Barco, da Mundet às Estações do Saramago” e como facilmente se subentende, centra-se na beleza ribeirinha do Seixal, na Mundet e ainda nas obras de José Saramago, relembrando toda a população que em 2022 se celebram os 100 anos do nascimento deste escritor incontornável do panorama nacional.

“Com início numa visita à exposição Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal, viajamos com Saramago pelas antigas estações de comboio, também fluviais, do Seixal, Barreiro e Terreiro do Paço – sul e sueste, onde personagens de romance e várias gerações de gente real viveram momentos triviais, mas também extraordinários”, explica a Câmara Municipal do Seixal numa publicação feita no seu site oficial.

Ao longo do passeio será possível conhecer o percurso da cortiça, feito desde o Alentejo até à fábrica Mundet, no Seixal. Esta mesma rota será feita tendo em conta aquela que em tempos foi feita pelos trabalhadores alentejanos que migravam para esta região do Tejo com o objetivo de procurarem trabalho na cintura industrial da capital portuguesa, Lisboa.

“Esta iniciativa inclui desembarque na estação sul e sueste do Terreiro do Paço, projetada pelo arquiteto Cotinelli Telmo e construída na década de 1930 do século XX, assim como visita acompanhada à antiga estação de comboios e ao Espaço-Memória, no Barreiro”, esclarece ainda sobre este novo passeio a autarquia seixalense. Quanto à deslocação de Lisboa para o Barreiro, será realizada pela pela TTSL — Transtejo Soflusa e o regresso depois ao Seixal será assegurado por um autocarro municipal.

Entre outras informações importantes, saiba que o passeio “De Barco, da Mundet às Estações do Saramago” tem início marcado para as 9h30, terminando depois por volta das 18 horas. A inscrição é totalmente gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa através do envio de um email para ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt ou contactando o número de telefone 210 976 112 — este procedimento é obrigatório para que possa garantir o seu lugar.

De seguida, carregue na galeria para ver como foi o passeio realizado pela New in Seixal a bordo do Bote Fragata Baía do Seixal e a respetiva visita ao Moinho de Maré de Corroios.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA