na cidade

Este casal seixalense adora viajar — e faz planos de viagem personalizados

Se está a pensar viajar até ao final do ano peça ajuda a este casal. Só tem mesmo de se preocupar em apanhar o avião.
O casal.

As companhias áreas low-cost abriram o mundo de viagens a pessoas que antes não tinham possibilidade de viajar, pelo seu custo elevado. Agora, pode perfeitamente fazer uma escapadinha de fim de semana prolongado a uma capital europeia e gastar menos de 50€ em voos, o que torna todo o processo muito mais acessível.

No entanto, a pandemia veio mudar o paradigma das viagens, impedindo muitas de se realizarem no último ano e meio. Com o regresso à normalidade, e o processo de vacinação a chegar a 85 por cento dos portugueses, pode novamente sonhar com aquela viagem que tem na cabeça há muito tempo e tem uma ajuda bem especial para planear as férias. 

Há uma página de Instagram seixalense que quer mostrar que todos podem realmente viajar — basta planear com antecedência e pedir ajuda se for preciso. A conta chama-se 100 Planos e é da responsabilidade de Rúben Agostinho, 27 anos, e Inês Cerejo, de 26. 

A história deste casal seixalense começou em 2013 quando os dois se conheceram numa gala da faculdade de Rúben. Na altura, apenas ficaram amigos próximos e, só no ano passado, é que começaram a namorar. Ainda antes do namoro fizeram algumas viagens em conjunto.

“Na altura da nossa viagem aos Açores já tínhamos uma boa relação. Ele preparou uma surpresa muito bonita e esperou até ao último dia. Marcou um hotel com vista para o mar e pediu-me em namoro no pôr do sol de domingo nos Açores com aquela vista”, explica Inês Cerejo. 

Como começaram a namorar num contexto já marcado pela pandemia, as viagens que fizeram em conjunto desde aí tiveram sempre essa condicionante. Desta forma, viajaram muito dentro de Portugal, em locais como a Batalha e as Aldeias de Xisto.

Estão sempre prontos para viajar.

As peripécias das viagens em conjunto 

No verão do ano passado, com a pandemia mais controlada, conseguiram fazer uma viagem ao estrangeiro. “A nossa primeira grande viagem em conjunto foi à Croácia, que só tivemos oportunidade de ir no verão por causa da pandemia”, explica Rúben.

Nestas primeiras férias em conjunto ao estrangeiro, os jovens tiveram uma aventura única, que vai certamente ficar na memória do casal seixalense. Aqui tinham de fazer uma ligação, através de barco, de Split até às ilhas mais famosas deste país.

“A ligação estava a acontecer após o almoço e nós tínhamos comido uma pizza grande. O barco estava muito atrasado em termos de horários e do nada começa a acelerar. Nunca tivemos grandes problemas de enjoo a andar de barco. Assim que ele começa a acelerar percebemos que o que tínhamos comido ia por água abaixo”, acrescenta o seixalense.

Depois da viagem aproveitaram ainda o que restava do verão para ir até Sevilha. Nesta viagem, Inês percebeu que estava a acontecer um pedido de casamento de um casal estrangeiro e pegou de imediato no telemóvel para registar o momento, porque pensavam que eles estavam sozinhos.

“Só que não reparei que o rapaz tinha dado o seu telemóvel a uma senhora de um quiosque para gravar o momento. Ou seja, na gravação dos noivos estão eles e eu.”

O surgimento da página

O mundo das viagens parecia natural para ambos, mas há um elemento do casal que gostava de organizar tudo e planear os percursos. “A paixão pelas viagens começa a partir do momento em que comecei a namorar com o Rúben. Apercebo-me que ele adora viajar e eu também. O Rúben por todas as viagens que já fez e as que quer fazer tinha um caderno com tudo escrito à mão, como o mapa e os planos todos feitos no caderno”, conta a jovem. 

Nesse exato momento perceberam que havia potencial naquele material e que deveriam partilhá-lo com outras pessoas através das redes sociais. No início do ano começaram a colocar tudo o que estava no caderno em formato digital, experimentando diferentes cores e estruturas. Só lançaram a página em março, numa altura em que o desconfinamento começou e as viagens regressaram gradualmente.

A planear a próxima aventura.

“O nosso plano principal sempre foi partilhar e fazer planos de viagem. Utilizamos o Instagram como um resumo muito sucinto daquilo que podemos dar à pessoa. Por isso é que partilhamos lá de vez em quando planos de viagem, que as pessoas podem usar, com pontos chaves de uma viagem”, revela o casal.

Os diferentes tipos de planos

Pode encontrar estes planos resumidos em algumas publicações no feed de Instagram. Até agora, e se não precisar de um roteiro muito detalhado, tem para Madrid, Jordânia, Londres. Roma, Croácia, Bali, Menorca ou até uma viagem de nove dias para a Escócia. Qualquer um destes planos tem sugestões do que ver em cada dia. 

“O objetivo é que as pessoas se sintam confiantes sobre o nosso trabalho fazendo um plano resumido para depois pedir um plano personalizado.”

Os planos disponíveis no feed do Instagram são gratuitos, mas também pode pedir um plano personalizado para a sua próxima viagem. A tarifa base destes planos personalizados é de 20€, caso a viagem seja até cinco dias. Se for um período o superior, o preço vai subir, consoante o tempo da viagem.

“O nosso público alvo é entre os 18 e os 25 anos, o que nos deixa muito felizes, porque uma pessoa que viaje connosco e que goste vai querer sempre planear connosco durante a sua vida.” A ideia é continuar a criar diferentes tipos de planos, sempre adaptados ao cliente. Além disso, o casal vai continuar a viajar e apostar em novos destinos como Bali ou Brasil, para mostrar que são versáteis.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA