na cidade

Estas amigas criaram um projeto que junta festas infantis e livros

Ana e Inês trazem uma proposta inovadora: fazer festas sempre de livro na mão. Estão à sua espera no Casal do Marco.
Brincar e aprender é o objetivo das festas com estórias.

Vai nascer este fim de semana, no Casal do Marco, um espaço inovador dedicado às festas dos miúdos. Chama-se Mimo e quer fazer a diferença no mercado ao levar para o centro das atenções os livros. As responsáveis são educadoras de infância, mas, acima de tudo, são amigas e apostam que “numa casa de estórias cabem todos”.

Estão juntas desde os tempos da universidade e já quase não se lembram de uma sem a outra. São a Ana Filipa Ribeiro, 34 anos, e a Inês Freitas, 35. “Conhecemo-nos na faculdade, o que fazendo por alto as contas já vai para cima de 15 anos”, conta Inês, entre risos, à NiS. “Tivemos logo muita cumplicidade uma com a outra e agora até já somos mais do que amigas, somos família”, faz questão de acrescentar Ana.

Amigas, família e parceiras no negócio. Fundaram uma pequena empresa de organização de eventos infantis, a Little Things, deitando por terra o velho ditado de “amigos, amigos, negócios à parte”. “Pensamos da mesma forma e temos os mesmos valores, basicamente acreditamos nos mesmos conceitos educativos”, explica Inês.

“Acreditamos que as estórias e o mundo dos livros infantis são essenciais no desenvolvimento das crianças”, atesta Ana para vincar o conceito da sua empresa. “Os livros são sempre o nosso ponto de partida para tudo”, acrescenta Inês, “tentamos ao máximo tirar proveito deste recurso, os livros. Procuramos sempre aproximar a criança ao objeto livro, de forma a promovermos também a leitura e tudo o que vem com este gosto que se cria e educa”.

Com a Little Things criaram momentos do conto dinâmicos e teatralizados, kits de decoração para festas e mais recentemente, desenvolveram produtos didáticos, jogos pedagógicos, saquetas de estórias e ainda kits de atividades alusivos a diversos temas.

Aqui chegados convém contar o porquê do nome Little Things. É que aqui também há uma pequena história: “É por causa de uma carteira da Inês”, conta Ana com entusiasmo . “Estávamos no café a pensar no nome para o nosso projeto e olhei para a carteira da Inês que dizia little things e atirei: ‘é um bom nome!’, diz muito sobre nós. Ligamos muito às pequenas coisas, aos detalhes em tudo o que fazemos. E assim ficou.”

Hoje, prestes a dar mais um passo nesta caminhada conjunta, nunca os detalhes foram tão importantes. O espaço chama-se Mimo by Little Things e fica na Rua Mariana Andrade, no Casal do Marco. Foi projetado pela arquiteta Sónia Freitas que se inspirou nos livros infantis e que promete fazer as delícias dos miúdos.

“No centro da sala há histórias penduradas, é ali que tudo nasce para as atividades que fazemos com os mais novos”, revela a dupla à NiS. “Acreditamos, do fundo do coração, que o universo dos livros faz toda a diferença no desenvolvimento dos miúdos”. E Ana e Inês garantem ter provas disso mesmo. É que além de profissionais da educação são mães. Inês tem dois filhos, uma menina com seis e uma rapaz com ano e meio, e Ana tem uma menina com três anos. Mais garantias do que, afinal, gostam os miúdos não poderia haver.

O Mimo é “uma casa onde cabe toda a gente, porque no mundo dos livros não há diferenças, não há géneros, não há raças”, sustenta Ana. Aqui há lugar para festas de miúdos, bem como outros eventos, estando no horizonte a promoção de diferentes dinâmicas, sessões em família, ateliers criativos para todas as idades, momentos do conto, música, ioga, entre muitas outras atividades até mesmo para quem quer passar um dia a brincar aprendendo.

A nova sala tem capacidade para receber até 30 miúdos e os preços de aluguer dos serviços começam nos 250€. Estão a funcionar entre o período da manhã entre as 9h30 e as 13h30 e na parte da tarde das 15h30 às 19h30.

De seguida carregue na galeria e fique a conhecer como este Mimo é mesmo um paraíso para os miúdos.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Mariana Andrade, n7B
    2840-196 Arrentela

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA