na cidade

Estação do Livro regressa esta quinta-feira às escolas do Seixal

A iniciativa promove a literatura junto dos mais novos e está a decorrer até dia 2 de dezembro.
Encontra-se patente em 46 estabelecimentos de ensino.

Há 20 anos que a iniciativa Estação do Livro é desenvolvida nas escolas do concelho do Seixal. A boa notícia é que esta quinta-feira, 17 de novembro, o projeto regressa para mais uma edição. O programa irá decorrer nas instituições de ensino seixalenses até ao dia 2 de dezembro, sexta-feira.

Este ano, a 20.ª edição da Estação do Livro terá como lema “Páginas de Um Só Mundo: Literacia para a Igualdade”. Na prática, estarão a decorrer várias atividades, desde a leitura de livros como “O ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago; de contos; oficinas de desenho e até sessões de ioga e que exploram as emoções dos mais novos.

A ideia desenvolvida pela Biblioteca Municipal do Seixal em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do município passa por incentivar todos os alunos a interessarem-se pela literatura no geral bem como gerar entusiasmo por outro tipo de artes e conhecimentos. Além disso, esta iniciativa contribui para que as bibliotecas escolares sejam não apenas dinamizadas como se tornem em espaços de cultura cada vez mais expressivos.

Ao todo, a Estação do Livro vai acontecer em 46 escolas, do 1.º ao 3.º ciclo e do ensino secundário. Destaque para um dos eventos, marcado para dia 26 de novembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal do Seixal. Falamos-lhe de uma sessão de contos, a cargo de Jorge Serafim e Bru Junça. É destinada a todos os que colaboram na iniciativa bem como ao público em geral.

“A Estação do Livro é uma proposta que visa a democratização da cultura, ou seja, consiste num espaço de partilha de saberes e experiências entre o público escolar que pretendemos manter e melhorar, ano após ano”, reforça o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, num comunicado enviado à New in Seixal.

De seguida, carregue na galeria para conhecer cinco livros que pode ler em qualquer momento. As sugestões são de Amyla Lima e Talita Lima, as duas seixalenses fundadoras do bookstagram “Duas Amigas e Livros”.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA