Somos conhecidos como o planeta azul, rodeados por uma imensa massa de água salgada que cobre cerca de 71% da superfície da Terra. Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra no próximo domingo, dia 8 de junho, o Núcleo Naval do Ecomoseu Municipal do Seixal promove uma visita guiada às suas exposições. A atividade tem início às 10 horas, e termina às 12.
O objetivo passar por dar a conhecer o património marítimo do Seixal, como testemunho local da importância dos mares e oceanos para a vida e subsistência da humanidade. É uma proposta ideal para uma manhã de domingo, especialmente para os mais curiosos que queiram saber mais sobre a vida marinha, não apenas do ponto de vista global, como a nível do concelho do Seixal.
O Núcleo Naval destaca a importância do estuário e do rio nas ligações humanas que estiveram na origem das povoações situadas junto às zonas ribeirinhas, e que foram crescendo com o passar do tempo. É também relembrada a utilização de meios aquáticos como forma de obtenção de recursos naturais, bem como o seu uso como meio de transporte entre regiões.
O espaço, aberto desde 1984, está situado no local onde funcionou um antigo estaleiro naval da Arrentela, pertencente à Sociedade de Reparações e Construções Navais, que ali funcionou até final da década de 1970. O núcleo tem como missão divulgar e salvaguardar os testemunhos da construção naval e vida marítima do município.
A participação é gratuita, mas tem de fazer a inscrição por email (ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt) ou por telefone (210 976 112). Consulte o site da Câmara Municipal para mais informações.