na cidade

Esta quinta-feira há um colóquio sobre o conflito na Palestina

Painel vai contar com a presença de várias figuras, incluindo o embaixador da Palestina em Portugal, Nabil Abuznaid.
Povo foi expulso do território há 75 anos.

Um dos maiores temas da atualidade vai chegar ao Seixal e estará aberto a toda a população interessada em saber mais sobre a história e o conflito que gira em torno da Palestina. O colóquio realiza-se esta quinta-feira, 30 de novembro, no edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

O momento vai decorrer entre as 14 e as 18 horas e será guiado pelo tema “75 anos de Nakba: a Catástrofe na Palestina”. Aqui, será feita uma contextualização histórica da realidade que se vive atualmente no território palestiniano e debatidas questões, tais como a premência do cumprimento das recomendações internacionais e a solidariedade internacional.

Nakba é o nome dado à expulsão de cerca de um milhão de palestinos do território que, em 1948, ocupavam na zona do Médio Oriente, mais precisamente na Cisjordânia. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que este colóquio visa assinalar os 75 anos de catástrofe na Palestina, quando, em 1948, milícias sionistas expulsaram entre 750 mil e um milhão de palestinos das casas e aldeias, onde nunca mais puderam regressar.

“A Nakba é continuamente recordada pelos palestinos, que ainda guardam o símbolo desse evento e da sua revolta e que passa de geração em geração – a chave da casa de onde os seus familiares foram expulsos”, comenta o autarca seixalense à New in Seixal.

Além de Paulo Silva, participarão no colóquio personalidades tais como Nabil Abuznaid, embaixador da Palestina em Portugal, Carlos Almeida, vice-presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, e Rui Garcia, em representação do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Destaque ainda para a exposição Palestina, “75 Anos de Nakba”, que ficará patente no átrio dos Serviços Centrais da autarquia a partir desse dia. Com tanto debate e história até ficamos com fome, carregue na galeria e veja as pizzas que pode encontrar na Bravi Ragazzi.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA