na cidade

Esta empresa faz visitas guiadas ao Seixal — e o Pastel da Fidalga está incluído

As tours são feitas com uma seixalense que lhe vai contar as histórias menos conhecidas do concelho.
Foto: Jorge Velez

Nas suas viagens ao estrangeiro, além de conhecer as principais atrações turísticas, deverá certamente ter feito algumas visitas guiadas — a pé, de barco ou de outra forma de transporte. Já sabe que o Seixal tem uma história bastante antiga e se não a conhece, pode sempre aproveitar para fazer uma visita guiada ao seu concelho.

Agora, há um novo serviço especializado em tours no Seixal: a Jara Travels. Esta empresa nasceu em junho de 2021, mas já fazia tours desde 2019 na WithLocals, uma plataforma online onde os moradores são procurados por turistas para mostrar uma determinada cidade.

“Os meus pais são donos de um supermercado no centro histórico do Seixal e foi sempre aqui, que antes de existir um Posto de Turismo no Seixal, os turistas perguntavam frequentemente várias informações: onde comer, o que fazer e se existia alguma empresa ou alguém que os pudesse acompanhar numa visita à cidade, proporcionando um serviço”, explica-nos Cláudia Jarimba, com 24 anos e uma licenciatura em Gestão de Turismo e Hospitalidade. 

Nascida e criada no Seixal, e com o conhecimento do curso de Turismo, começou a disponibilizar-se para apresentar o Seixal — até porque não existe melhor opção de que uma seixalense para dar a conhecer o concelho. “Os turistas gostam de fugir às multidões e ver o que realmente fazemos, emergindo dentro da nossa cultura.”

A criação da empresa 

A paixão pelo turismo começou bem cedo para a seixalense. Sempre teve um gosto especial pela descoberta, aventura ou a arte de receber as pessoas. Nos anos em que estudou na capital ganhou o hábito de explorar vários pontos do Seixal após as aulas e chegava mesmo a levar estudantes de Erasmus a conhecer a cidade.

“Como sou uma pessoa viajada e capto diferentes ideais de todos os sítios onde vou, o meu foco era oferecer sempre uma perspetiva e visão diferente da cidade, menos focada em atrações turísticas e mostrando a essência da população local.”

A guia do Seixal.

Desta forma, foi fazendo visitas guiadas através de uma plataforma online nos últimos anos. Cláudia fazia um pouco de tudo, desde passeios de barco no rio Tejo como uma caminhada pelos principais marcos históricos do Seixal, que incluía, por vezes, uma passagem pelo supermercado dos pais.

“Após uma interrupção por causa da pandemia, em 2021, viemos dar o passo seguinte com a criação da marca, tendo a premissa de criarmos um conjunto de viagens e experiências inovadoras na região, ligadas à natureza e ao mar”. Em conjunto com Daniela Rodrigues, de 23 anos, perceberam que o Seixal se estava a tornar numa das principais zonas turísticas da Área Metroplitana de Lisboa — e que havia potencial para criarem uma empresa.

Os diferentes percursos

A Jara Travels surge, então, em resposta à pouca oferta turística da região e à adaptação da nova realidade do turismo do Seixal. Neste momento, e até ao final da época balnear em outubro, têm quatro tours disponíveis.

Pode optar pela mais simples: a Tour Villas & Gardens. Paga 25€ por uma visita de 2h30 no centro histórico do Seixal, com oferta de um pastel da fidalga ou pastel de nata. Para os amantes de paddle há a tour + paddle, que dura 3 horas e inclui uma sessão deste desporto na Praia do Ti João.

O passeio da Instax.

Se quiser aproveitar o encanto da Baía do Seixal há uma opção pensada em si. A Boat Party custa 45€ por pessoa, mas precisa de ter no mínimo um grupo de 10 pessoas. Dura quatro horas e tem incluído, além do passeio de barco, uma bebida de boas-vindas e uma tábua de comida. A última opção inclui uma tour pelo Seixal mais o direito a tirar fotografias com uma Instax — no final pode ter cinco fotografias do passeio.

Os grupos têm sido maioritariamente de portugueses, por causa da pandemia, e têm vindo a aumentar nos últimos meses, até porque houve algum desgaste do confinamento. No meio de tantos percursos já teve algumas histórias engraçadas, como num dos últimos passeios de barco, alguns dos turistas vieram vestidos de piratas —e a tripulação assustou-se.

 “A Jara Travels está disponível para todas as pessoas que queiram visitar o Seixal e que gostem de usufruir da natureza, do mar, e das belas paisagens. Todos são convidados a experimentar, e a viver um dia diferente, longe da movimentação das grandes cidades.”

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA