na cidade

Esta caminhada quer mostrar a beleza da Baía do Seixal (e os encantos do concelho)

É uma das imagens de marca do concelho, sendo perfeita para passear e aproveitar o pôr do sol.
Foto: Jorge Velez.

A Área Metroplitana de Lisboa está recheada de atividades para fazer, de Setúbal até Cascais, mas por vezes não precisa sequer de deixar o seu concelho para fazer uma experiência diferente com amigos ou em família. Está quase a chegar uma caminhada que quer mostrar que há muito para ver (e descobrir) no Seixal — e que tanto serve para os seixalenses, como para os lisboetas.

O percurso pedestre “O Seixal é Fixe!” vai acontecer a 1 de agosto, um domingo, a partir das 10 horas, coordenado pela empresa Peddy Mais em parceria com a Seixal Guided Tours, uma página de Facebook que se dedica em exclusivo a organizar tours guiadas no concelho. 

“O objetivo deste percurso é promover o Seixal, dando a conhecer a história e o património local, tendo em conta as vivências e histórias de quem viveu e vive no Centro Histórico”, revelou à New in Seixal, Rui Martins, o responsável da Peddy Mais.

Apesar de a Margem Sul ter sido sempre vista como um território secundário, os responsáveis querem mostrar que há muito por descobrir deste lado do Rio Tejo. No caso do concelho do Seixal, o percurso vai revelar, por exemplo, que o Núcleo Histórico do Seixal é um dos poucos exemplos que mantiveram uma identidade própria, fruto das memórias dos habitantes e tradições locais.

A caminhada começa às 10 horas e o ponto de encontro é na Quinta da Fidalga, conhecida pelos seus jardins incríveis, pomares de citrinos e pelo lago de maré, um dos únicos em Portugal. O percurso deverá durar aproximadamente três horas e passará por locais com importância patrimonial e histórica.

Entre esses locais estão o Miradouro D. Ana, que tem uma das melhores vistas sobre Lisboa, e também a Praça da República, mesmo no centro do Núcleo Urbano Antigo do Seixal. Além disso, vai haver paragens em lojas e espaços com personalidades do concelho. 

O passeio é aconselhado ao público em geral, sendo indicado para pessoas que gostem de passeios culturais e atividades de grupo ou em família. Com um grau de dificuldade médio (o percurso é plano e acessível) pode contar com uma guia que irá explicar toda a história do Seixal. 

As inscrições já estão abertas e custam 15€ por pessoas — as crianças até aos 12 anos não pagam se forem acompanhadas por um adulto. Para se inscrever, deve enviar um email (peddymais@nullgmail.com) ou telefonar (914 773 836) para a organização.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA