na cidade

Esqueça o Halloween. Nesta sessão, os miúdos vão aprender tudo sobre os “Rituais de Passagem”

Nesta atividade gratuita, o objetivo é dar a conhecer o lado português do Dia das Bruxas aos mais novos.
Foto: Caretos de Podence.

Miúdos mascarados de fantasmas e zombies caminham nos bairros de vivendas ou prédios e, por cada porta em que passam, tocam à campainha e estendem um saco. A esperança é que quem abra a porta lhes dê um bom carregamento de doces, se não, sofrerá as consequências e as travessuras, que podem incluir ovos podres ou muito papel higiénico.

Este é o cenário mais conhecido do Halloween. Porém, não era assim que se assinalava a época em Portugal, já que esta tradição só chegou ao nosso País há relativamente pouco tempo. Por cá, os nossos pais e avós participavam nas Festividades do Ciclo de Inverno, também conhecidas como Festas dos Rapazes ou Rituais de Passagem.

Com o objetivo de divulgar este património material e imaterial, a Câmara Municipal do Seixal promove uma apresentação sobre este tema, seguida de um atelier de construção de máscaras. A partir dos oito anos, já pode inscrever os miúdos nesta atividade, que irá decorrer no dia 27 de outubro, domingo, entre as 9h30 e e as 12h30, no Ecomuseu Municipal do Seixal — Núcleo da Mundet.

Neste momento gratuito, os mais novos vão aprender tudo sobre a nossa cultura do Dia das Bruxas, incluindo a tradição dos fatos dos caretos de Podence, um traje muito característico português que assusta qualquer um. Para garantir o seu lugar, deve inscrever-se através do email ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt ou pelo telefone 210 976 112.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA