na cidade

Espírito natalício invade o Seixal. Há concertos e a Aldeia Natal para visitar

Motivos não faltam para, nesta quadra, todos os caminhos irem dar ao concelho. Saiba tudo o que está a acontecer.
Aproveite e divirta-se.

Ruas iluminadas, montras decoradas e músicas natalícias que se ouvem por todo o lado. O concelho do Seixal entrou oficialmente na quadra natalícia e, assim como nos anos anteriores, não desilude. A população tem desde o primeiro dia de dezembro à sua disposição uma variedade de programas e eventos especialmente pensados para esta época. Entre eles está a emblemática Aldeia Natal do Seixal assim como os concertos que acontecem por todo o concelho.

Estes últimos fazem parte de uma nova edição dos tradicionais Concertos de Natal. Desde o dia 3 até 18 de dezembro decorrem para “levar a música e o verdadeiro espírito natalício a vários espaços do concelho”, como escreve a Câmara Municipal online. Ao todo, são seis grupos corais locais que irão animar sobretudo as igrejas de Corroios, Seixal, Fernão Ferro, Arrentela e de Nossa Senhora do Monte Sião.

Segundo a programação planeada pela autarquia e anunciada publicamente no site, já neste domingo, 11 de dezembro, pelas 15h30, a Orquestra de Cordas e Coro da Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense estará a atuar num dos equipamentos icónicos do concelho: o Moinho de Maré de Corroios. No mesmo dia, pelas 18 horas, o Coro Cantata Viva e organista estarão na Igreja Nossa Senhora do Monte Sião.

Também no sábado, 17 de dezembro, pelas 16h30, o Coro Polifónico de Fernão Ferro animará todos e encherá a Igreja de Fernão Ferro da magia natalícia. Ainda integrado nesta iniciativa, haverá um concerto no domingo, dia 18, pelas 17 horas, do Coro da AESCA — Associação Espaço Sociocultural Adorar Artes, na Igreja de Arrentela. A entrada é sempre gratuita, pelo que não existem mesmo desculpas para não marcar a sua presença nesta edição dos Concertos de Natal no Seixal.

Aldeia Natal do Seixal

Foi inaugurada a 30 de novembro e animará o núcleo histórico do Seixal até 1 de janeiro. Como aconteceu no ano passado, a Aldeia Natal do Seixal garante “divertimentos para toda a família, artesanato, doçaria regional, animação de rua e muito mais”, afirma a autarquia. Entre as principais atrações está a pista de gelo, uma nova rampa de gelo com 33 metros, o carrossel parisiense, a minirroda e o comboio de Natal, que se encontra numa pista de carril decorada com sinos, lanternas e bolas.

Destaque ainda para a casa do Pai Natal, onde todos os miúdos assim como os adultos podem fazer a sua visita. Nesse local encontra-se um marco do correio para os miúdos deixarem as cartas ao velho das barbas com os seus desejos para este ano. Existe ainda uma nova casa dos duendes, onde será possível fazer pinturas faciais. Para quem gosta de viajar a bordo do comboio, está disponível um temático que viaja por toda a zona ribeirinha.

“O Seixal ganha uma vida extra com esta iniciativa que promete juntar famílias locais e forasteiras, com variadíssimas diversões para as crianças mas também para os pais. Espera-se que, à semelhança das realizações anteriores, esta seja um sucesso e traga ao Seixal milhares de visitantes, incluindo os alunos das escolas do concelho durante as manhãs”, aponta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Note ainda que voltará a decorrer o espetáculo “Mais Um Natal sem Hospital do Seixal”. O evento está marcado para sábado, 17 de dezembro, a partir das 15 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA