As queimadas são uma tradição, bem como as sardinhadas em família. Os dias são convidativos e o tempo está agradável, porém, se tentar fazer uma destas atividades, o seu dia pode ficar estragado com uma multa inesperada.
Desde o dia 1 de junho até 30 de setembro, estas atividades são proibidas, já que é nesta altura que existe um maior risco de incêndios florestais e rurais. Neste sentido, a Câmara Municipal do Seixal recomenda uma adaptação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.
Pode até estar a fazer uma atividade na total inocência e ser surpreendido com uma coima de alto valor monetário. Por isso, mantenha-se informado e veja o que deve evitar fazer para fugir a estas multas do período de incêndios.
Nos dias de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, nos espaços agrícolas e florestais, não é permitido lançar balões com mecha acesa e/ou quaisquer tipos de foguetes (a utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos está sujeita a autorização prévia da autarquia), fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais.
Além disso, não deve proceder a ações de fumigação ou desinfestação em apiários, exceto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, utilizar máquinas de combustão interna sem dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape.
Mesmo com a época de incêndios a terminar a dia 30 de setembro, a partir do dia 1 de outubro poderá solicitar novamente autorização para queimadas através da plataforma “Queimas e Queimadas” do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas — ou do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal do Seixal, pelo email seixal.limpo@nullcm-seixal.pt ou telefone 210 976 011.