Um dos maiores receios de quem tem animais de companhia é o de que eles possam perder-se. Pensarmos neles sozinhos, vulneráveis, sem referências e à mercê dos muitos perigos da rua é algo que nos deixa o coração apertado. Por exemplo, um cão fugir durante o passeio porque se assustou com algo ou um gato que gosta de ir apanhar ar ao quintal e simplesmente desaparece, são coisas que não conseguimos controlar.
A pensar nesses casos, a empresa seixalense Besolve criou um produto para ajudar os donos a encontrarem os seus patudos. Chama-se PetMe e trata-se de uma chapa que se coloca na coleira dos animais e que reúne todas as informações necessárias para que voltem a casa em segurança.
Esta medalha funciona com tecnologia NFC, ou seja, um método de transmissão de informação por contacto próximo idêntico ao do cartão multibanco que utilizamos para pagar as compras sem inserir na ranhura. Os nossos telemóveis têm a mesma função. Por isso, basta encostarmos o nosso aparelho ao PetMe e todas as informações sobre o animal e o dono vão constar na tela do telefone. Com estes dados, que incluem o contacto do responsável pelo pet, é possível devolver o animal sem precisar de publicações ou outro tipo de ações.
Para facilitar o processo, a chapa vem com as introduções escritas do que deve fazer caso encontre um animal sozinho e que pareça perdido. Deve aproximar o telemóvel e ligar, nas definições do seu telefone, o uso NFC. Este meio promete mudar e facilitar o encontro de animais perdidos e evita a deslocação a um veterinário para leitura de chip.
Este aparelho inovador foi criado pela Besolve, uma empresa sediada no Seixal desde 2022 e que tem vindo a trabalhar em projetos diferenciadores, como a SmartSOS. Tudo surgiu da cabeça de Norberto Salazar de 51 anos, com um percurso assente no negócio de designer e produção de todo o material de gráfica, como o desenvolvimento de logotipos, produção de vinil, lonas, decoração de montras, bem como de flyers e cartões de visita em papel, e de Teresa Oliveira de 53 anos, formada em marketing e com uma experiência larga na área comercial e vendas.
Ambos os sócios, residentes na localidade de Quinta do Marco, situada entre as freguesias de Aldeia de Paio Pires e Arrentela, agarraram este projeto pela necessidade de “acompanhar a evolução tecnológica que se assistia fora do nosso País”. Deste modo investigaram o que era possível fazer com a tecnologia NFC e eis que encontraram uma forma prática de ajudar as equipas de emergência a realizarem um trabalho mais eficiente.
Neste momento, a PetMe está à venda por 19,99€ a partir do site da Besolve e pode encomendar a sua em qualquer região de Portugal. Leia também o artigo da NiS sobre a SmartSOS.