na cidade

Em Corroios pode doar alimentos e em troca recebe livros para os miúdos

O gesto está inserido na iniciativa da Junta de Freguesia "Ler Alimenta". Saiba como pode ajudar.
Todos podem doar.

Não existem grandes dúvidas: o concelho do Seixal pauta-se constantemente pela diferença entre as restantes regiões da Margem Sul. Desta vez, foi a Junta de Freguesia de Corroios a organizar uma iniciativa completamente fora da caixa e que junta um lado solidário à promoção de hábitos de leitura junto dos miúdos. É que todos os dias é possível doar um ou vários alimentos e em troca receber livros para os mais novos.

“Ler Alimenta” foi o nome escolhido para representar este grande projeto levado a cabo pela freguesia de Corroios. “Tem por base a troca de alimentos por livros e, desta forma, promover hábitos de leitura junto das crianças, bem como aumentar a capacidade de resposta social às famílias sinalizadas pela equipa da Loja Social”, começa por explicar online o executivo.

Numa primeira fase, a iniciativa contou com a participação da comunidade educativa do 1.º ciclo da freguesia. Participaram mais de 400 alunos acompanhados por professores e auxiliares de ação educativa. “Um projeto que fomenta o espírito solidário dos mais novos, que contribuem ativamente para minimizar as carências dos setores mais desfavorecidos da população”, reforça a Junta de Freguesia de Corroios.

No entanto, para manter a “Ler Alimenta” em pleno funcionamento há necessidade de um contacto constante entre a Junta e diversas entidades públicas e privadas. Apenas com esta dinâmica é possível garantir que o stock de livros corresponde ao necessário para a campanha. Por exemplo, recentemente, a Plátano Editora disponibilizou cerca de 150 livros infantis que vão ser utilizados ao longo do projeto.

Por tudo isto, a Junta de Freguesia de Corroios apelou no início do mês de maio a toda a população. A ideia passa por convidar todos a doar livros infantis que possam servir a campanha “Ler Alimenta”. Assim, se tiver livros destinados aos miúdos que estejam a acumular pó e sem qualquer tipo de uso, faça-os chegar à sede da junta.

Quanto a horários, há possibilidade de as doações serem feitas de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e o meio-dia e das 14 horas às 16h30. Podem ainda ser feitas entre as 18h30 e as 21h30 no Centro de Convívio e Desportivo de Vale de Milhaços, no Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo e na Casa do Povo de Corroios.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA