na cidade

Ecomuseu celebra aniversário com atividades gratuitas

O dia será preenchido com eventos que celebram o 42.º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal.
A Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Aos 42 anos de vida, o Ecomuseu Municipal do Seixal junta-se mais uma vez à comemoração do Dia Internacional dos Museus, este ano sob uma reflexão do seu papel na sociedade, particularmente relacionado com a educação e com a investigação, com o tema “Museus, Educação e Investigação”.

O Ecomuseu, composto pelo núcleo da Mundet e Naval, pela Quinta da Trindade, Olaria Romana, Moinho de Maré de Corroios, Fábrica de Pólvora, Quinta de S. Pedro e Tipografia Popular, tem-se mostrado na vanguarda no que diz respeito às atividades e projetos gratuitos para os seixalenses.

Além de terem uma grande vertente cultural, são espaços que têm como missão investigar, conservar, documentar, interpretar, valorizar e difundir testemunhos do Homem e do meio, reportados ao território e à população do concelho, com vista a contribuir para a construção e a transmissão das memórias sociais e para um desenvolvimento local sustentável. 

A Câmara Municipal do Seixal criou e abriu ao público o Museu Municipal do Seixal, em 1982, numas instalações localizadas na Torre da Marinha (Arrentela). Em 1983, foi denominado por Ecomuseu, assumindo como linhas estruturantes da sua programação a atividade referente ao território concelhio, a conservação dinâmica do património, sempre que possível in situ, e a interação com formas de participação da população e das comunidades na vida municipal.

O programa do Ecomuseu Municipal do Seixal para o Dia Internacional dos Museus 2024 e para o seu 42.º aniversário, no dia 18 de maio, pretende atrair pessoas de idades e interesses variados e conta com a participação de vários parceiros. Vão decorrer, durante todo o dia, iniciativas na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços onde qualquer um pode participar, sendo que também estarão abertas exposições no Moinho de Maré de Corroios e no Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal.

Esta iniciativa tem a colaboração da Associação Vita Nativa, da Cultivarte e da DGArtes, no âmbito da parceria da Câmara Municipal do Seixal com o músico Nuno Silva, do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, de Sofia Freire, instrutora de shorinji kempo e tai chi chuan, assim como de outros serviços municipais do Seixal.

Veja o programa e confira todas as atividades que vão decorrer, bem como as horas. Escolha a sua atividade favorita e prepare-se para aprender, descobrir e divertir-se em família, sozinho ou com amigos.

Programa

9h30

Abertura ao público da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Das 9h30 às 11 horas

Peddy-paper na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Percurso pela Fábrica de Pólvora de Vale Milhaços, destinado às famílias, em que se procura de forma lúdica promover a atividade física e o conhecimento deste monumento de interesse público.

Esta iniciativa integra as comemorações do 31.º aniversário da vila de Corroios.

Org.: Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Corroios.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até às 13 horas do dia 16 de maio, através do email eventos@nulljf-corroios.pt.

Local: edifícios e envolvente.

Das 10 às 11 horas

Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços em filmes.

Projeção de diversos filmes sobre a Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Local: edifício 6.

Jogos tradicionais na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Transmitidos de geração em geração, os jogos tradicionais são uma forma divertida de as pessoas se relacionarem entre si e de proporcionar momentos de lazer ao ar livre na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Esta iniciativa integra as comemorações do 31.º aniversário da vila de Corroios.

Local: exterior do edifício 6

Aula aberta de yang tai chi chuan

Venha cuidar da sua saúde física e mental através da prática de uma aula desta arte marcial chinesa, na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

Org.: Câmara Municipal do Seixal, com a colaboração da instrutora Sofia Freire

Local: exterior do edifício 22 (junto a 22C, tanque de refrigeração)

Das 11 horas às 11h30

Venha saber mais sobre a energia a vapor

Os participantes nesta visita-passeio irão conhecer os principais equipamentos de produção de energia a vapor que alimentou o circuito de produção de pólvora negra entre 1898 e 2001 e que hoje constituem património industrial.

Local: ponto de encontro no edifício 22 (percurso pelos edifícios 22, 11, 12/13 e 17)

Das 11h30 ao meio dia

Venha saber mais sobre a pólvora negra

Os participantes nesta visita-passeio irão conhecer parte das oficinas e dos equipamentos utilizados na produção de pólvora negra, destinada a usos civis entre final do século XIX e início do século XXI, e que hoje constituem património industrial.

Local: ponto de encontro no edifício 6 (percurso pelos edifícios 6, 10, 11, 16, 17 e 20A)

Das 14 às 15 horas

Venha saber mais sobre técnicas de análise de património industrial

Os participantes desta atividade, dinamizada por investigadoras do LIBPhys-UNL, irão assistir a uma apresentação sobre técnicas analíticas usadas no estudo material e no diagnóstico do estado de conservação de objetos de património industrial.

No final, haverá um quiz cujo prémio é uma visita ao Laboratório de Física Atómica e Molecular do Departamento de Física da FCT-NOVA.

Org.: Câmara Municipal do Seixal, com a colaboração do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA)

Local: edifício 22

Jogos tradicionais na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

Transmitidos de geração em geração, os jogos tradicionais são uma forma divertida das pessoas se relacionarem entre si e de proporcionar momentos de lazer ao ar livre.

Esta iniciativa integra as comemorações do 31.º aniversário da vila de Corroios.

Local: exterior do edifício 6

Das 15 às 16 horas

Recital de flauta e harpa

Este concerto, do agrupamento do músico Nuno Silva, tem o apoio da Cultivarte e da DGArtes, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal.

Local: edifício 22 (casa das caldeiras)

Das 16 horas às 16h30

Venha conhecer a biodiversidade da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

Foram identificadas neste sítio patrimonial mais de 560 espécies, desde discretos seres microscópicos a notáveis aves de rapina.

Os participantes neste passeio, dinamizado por biólogos da Associação Vita Nativa, terão a oportunidade de saber mais sobre a surpreendente biodiversidade que aqui encontra abrigo.

Org.: Câmara Municipal do Seixal, com a colaboração da Associação Vita Nativa

Local: ponto de encontro no edifício 26 (percurso pelos espaços exteriores)

Das 16h30 às 17h30 horas

Fábrica de Pólvora de Vale Milhaços em filmes

Projeção de diversos filmes sobre a Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Local: edifício 26

Aula aberta de shorinji kempo

​Shorinji kempo é o nome em japonês das artes marciais chinesas shaolin de kung fu.

Venha conhecer esta arte marcial japonesa, que visa a autodefesa e melhoria da saúde.

Org.: Câmara Municipal do Seixal, com a colaboração da instrutora Sofia Freire

Local.: junto ao 22 C (tanque de refrigeração)

Venha ajudar no controlo de flora invasora

A presença de espécies invasoras constitui uma das maiores ameaças à preservação da biodiversidade na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Nesta ação de voluntariado ambiental, dinamizada por biólogos da Associação Vita Nativa, os participantes poderão contribuir para a contenção da progressão das duas espécies de acácia aqui existentes e ajudar na preservação dos habitats neste sítio patrimonial.

Local: ponto de encontro no edifício 26 (percurso pelos espaços exteriores).

18 horas

Brinde ao Ecomuseu Municipal do Seixal e aos nossos parceiros.

Encerrando o programa do dia, convidamos todos os participantes a juntarem-se num brinde ao aniversário do Ecomuseu.

Local: edifício 6.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA