na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Ecocentro Móvel arranca este mês com novos depósitos de reciclagem

Uma das novidades é que neste local pode dar uma nova vida a cápsulas de café usadas.

O Ecocentro Móvel é um equipamento compartimentado que permite a deposição de diversos tipos de resíduos produzidos em casa e que habitualmente vão parar indevidamente ao lixo comum e nunca têm a oportunidade de ganhar uma segunda vida.

Lâmpadas, pilhas, baterias e acumuladores, tinteiros e toners, cápsulas de café, óleos alimentares e minerais, pequenos eletrodomésticos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas, escovas de dentes e rolhas de cortiça são os fluxos que este equipamento poderá receber que, depois de recolhidos, são encaminhados para valorização e tratamento adequado. 

A partir do dia 8 de julho, o Ecocentro Móvel estará localizado junto à Piscina Municipal de Amora, para que a população residente possa contribuir para os desígnios deste projeto municipal, aumentando as taxas de reciclagem do concelho, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para aterro e o impacto ambiental, promovendo a economia circular, e, principalmente, melhorar a qualidade de vida dos seixalenses.

Uma das grandes novidades no ecocentro é a possibilidade de reciclagem de cápsulas de café usadas, que normalmente são deitadas no lixo comum. Com o aumento das pessoas que tomam café em casa é necessário garantir que todas estas cápsulas conseguem ser reaproveitadas.

“Este é mais um passo rumo ao compromisso com a sustentabilidade e a promoção da economia circular, mediante a disponibilização de um ecocentro móvel e de contentores distribuídos por vários equipamentos municipais. Desta forma, qualquer pessoa poderá depositar as suas cápsulas de café usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio), para posterior reciclagem. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão noutros objetos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas. Estamos orgulhosos por nos associarmos a outros municípios onde esta já é uma prática corrente”, refere Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, à New in Seixal.

A medida, no concelho do Seixal, será sustentada num ecocentro móvel, assim como em alguns pontos de recolha existentes nos vários equipamentos municipais, nomeadamente nos edifícios dos Serviços Centrais e dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal, permitindo a reciclagem integral dos recetáculos de café, dando-lhes uma nova vida.

A câmara pretende, também, envolver as quatro juntas de freguesia do concelho, criando pontos de recolha nas suas áreas de atendimento ou noutros espaços designados para o efeito e, numa segunda fase, envolver os restaurantes que farão parte do circuito exclusivo de biorresíduos.

Locais onde vai estar o Ecocentro Móvel

De 8 a 31 de julho — Piscina Municipal de Amora.

De 1 de agosto a 1 de setembro — Mercado Municipal de Fernão Ferro.

De 2 a 30 de setembro — Mercado Municipal da Aldeia de Paio Pires.

De 1 a 31 de outubro — Mercado Municipal de Miratejo.

De 1 de novembro a 1 de dezembro  Rua de Niza em Vale de Milhaços.

De 2 a 31 de dezembro – Aldeia Natal do Seixal.

ARTIGOS RECOMENDADOS