na cidade

É oficial: o novo Centro Náutico de Amora é inaugurado este domingo

O evento está marcado para as 11 horas. Toda a população pode ficar a conhecer o equipamento municipal.
Fotografia: Câmara Municipal do Seixal.

Marque na agenda: este domingo, 8 de maio, pelas 11 horas, o Centro Náutico de Amora na zona ribeirinha vai finalmente ficar disponível para que o Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense possam desenvolver as atividades desportivas ligadas ao rio.

“Este equipamento é uma necessidade há muito sentida pelas duas coletividades envolvidas e permitirá uma enorme melhoria das condições de trabalho diário, possibilitando o acesso ao plano de água 24 horas por dia, ou seja, deixando de depender das marés para o poderem fazer”, começa por referir a Câmara Municipal do Seixal à NiS. Desta forma, o novo Centro Náutico de Amora irá permitir que todas as modalidades náuticas praticadas possam ser potencializadas.

A canoagem, por exemplo, é uma das principais atividades a desenvolver no equipamento amorense. Porém, este centro náutico reúne condições para que outras modalidades, como vela, stand up paddle, natação e triatlo possam ser praticadas na sua máxima expressão. Segundo informação avançada pela autarquia à NiS, a estrutura está igualmente preparada para a organização de iniciativas ligadas ao windsurf ou barcos-dragão.

Em qualquer que seja a modalidade e a representar cada uma das associações, centenas de atletas seixalenses têm vindo a elevar cada vez mais o concelho bem como a freguesia de Amora. São já vários os patamares de excelência, não só a nível regional como também numa dimensão nacional e até internacional, que conseguiram alcançar. Com a construção do Centro Náutico de Amora, as perspetivas tendem, claro, a aumentar.

Recorde-se que o Centro Náutico de Amora está instalado num terreno cedido pela Câmara Municipal do Seixal, que também apoiou os clubes na edificação do projeto num investimento a rondar os 3,5 milhões de euros.

“Entre os trabalhos realizados, foram também criadas melhores acessibilidades ao plano de água através da construção de novas rampas”, esclarece a autarquia, acrescentando que “no espaço compreendido entre os edifícios do novo Centro Náutico de Amora e a Rua dos Operários existe um espaço que forma uma praça central e que poderá servir para a realização de inúmeras atividades.”

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA