na cidade

É oficial: concelho do Seixal vai estar representado no Portugal Smart Cities Summit

O evento terá lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, de 11 a 13 de outubro. Merece a sua visita.
Imagem: Portugal Smart Cities Summit.

Não é a primeira vez que o concelho do Seixal marca presença num dos maiores eventos nacionais de transferência de conhecimento relativo às temáticas que giram em torno do conceito das smart cities. Sustentabilidade, ambiente, ciência, saúde e bem-estar, mobilidade, transição energética, questões de financiamento: estas são apenas algumas das áreas de incidência do Portugal Smart Cities Summit.

Numa nova edição, a decorrer a partir desta terça-feira, 11 de outubro, até quinta-feira, dia 13, o Seixal volta a ser um dos territórios nacionais em destaque no evento. Em 2021, a autarquia pretendeu divulgar algumas das medidas adotadas no concelho bem como os projetos pensados para avançar no futuro, sobretudo no que dizia respeito aos desafios previstos no Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas.

Já este ano, o concelho do Seixal apresenta-se no Portugal Smart Cities Summit com o slogan “Seixal, Viagem a Um Futuro Sustentável”. O objetivo, segundo informação avançada pela Câmara Municipal à NiS, “é mostrar ao público em geral como, no Seixal, o futuro já está a ser construído hoje, com a implementação de projetos inovadores ligados à mobilidade, ao ambiente, à sustentabilidade e à energia e tecnologia, tendo sempre presente a importância da proximidade e participação dos munícipes”.

Na mesma nota, também o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, esclarece que “para ligar todos estes projetos pretende-se utilizar o conceito de viagem, que nos remete não só para a viagem que já está a ser feita atualmente em nome da sustentabilidade, mas também para a viagem que estamos a construir rumo a um município mais inteligente e inovador. É isso que queremos mostrar a quem visitar o nosso stand, pois orgulhamo-nos de ser um concelho onde é bom estudar, trabalhar e viver, ou seja, para fixar pessoas e famílias”.

Quem visitar o stand do concelho do Seixal vai poder ver (e descobrir) grande parte dos projetos avançados pela marca Seixal On. Recorde-se que esta é uma grande iniciativa que coloca o Seixal como pioneiro de soluções tecnológicas o mais amigas do ambiente possível. Estará em evidência o projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar assim como a implementação da recolha seletiva de biorresíduos nas zonas do concelho que já têm recolha, precisamente, a porta a porta.

Poderá ainda saber tudo sobre o sistema 360 Waste. Trata-se de uma iniciativa que, como explica a autarquia, “permite a recolha de dados em tempo real através de tecnologia inovadora e que fornece orientações para uma execução precisa, melhorando o serviço e poupando recursos”. Destaque ainda para o Laboratório Vivo para a Descarbonização que dará continuidade ao processo de redução de emissões de CO2 no concelho.

Recorde-se que o Seixal, entre 2007 e 2018, fruto de um consecutivo esforço da autarquia e investimento naquilo que são as áreas do ambiente, biodiversidade, mobilidade, energia, descarbonização, qualidade do ar e alterações climáticas, já conseguiu reduzir para cerca de 36 por cento este tipo de emissões. Este terá sido um compromisso assumido pela Câmara Municipal do Seixal no âmbito do Pacto de Autarcas.

Ainda no stand onde estará bem marcada a presença do concelho do Seixal, todos os visitantes poderão ter acesso a outros projetos previstos para o território seixalense relacionados com a mobilidade sustentável. Está, entre eles, o projeto Seixal + e ainda a proposta de aplicações móveis que têm como objetivo promover o uso do transporte público junto das várias comunidades escolares existentes na região.

Outro dos destaques do espaço do Seixal no Portugal Smart Cities Summit vai para o Parque Metropolitano da Biodiversidade, que se encontra em plena construção e evolução na localidade de Verdizela, na freguesia de Corroios. O projeto foi aprovado em maio de 2021 e prevê-se, embora sem datas oficiais, que a sua inauguração aconteça ainda este ano.

O Parque Metropolitano da Biodiversidade será mais um contributo para a estrutura verde existente no Seixal. No entanto, terá uma dimensão nunca antes vista na Margem Sul. Aliás, quando finalizado, este será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa. Numa primeira fase, o espaço contará com cerca de sete hectares que se prolongarão, no futuro, para uma área superior a 400 hectares. Pode conhecer todo o projeto durante os próximos dias, na FIL.

“Destaque ainda para o Green Pipeline, um projeto pioneiro em Portugal que, pela primeira vez, introduz o hidrogénio verde na rede de gás natural, sendo este o primeiro passo para trazer a energia do futuro para o presente e que se espera que venha a ter um impacto cada vez mais positivo na autossuficiência energética, no desenvolvimento económico e na proteção do meio ambiente”, salienta ainda em nota de imprensa a autarquia do Seixal.

Para marcar presença, como visitante, nesta edição do Portugal Smart Cities Summit 2022 terá de comprar a sua entrada na bilheteira online ou nas físicas da FIL. Tem o preço de 10€, sendo que o bilhete é gratuito para os miúdos até aos dez anos. Já os jovens dos 11 aos 15 anos e maiores de 65 anos têm um desconto de 50 por cento — a entrada custa 5€ — porém, estes ingressos só poderão ser adquiridos na bilheteira da FIL.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA