na cidade

Dia Mundial do Ambiente vai ser celebrado no Seixal ao lado da vida aquática

Vai poder tirar umas belas fotografias numa atividade que está marcada para a Frente Ribeirinha da Arrentela.
Foto: Jorge Velez

Os fins de semanas no concelho têm estado preenchidos de atividades para fazer e este não será exceção. Além do regresso do Mercado A.ti.tu.do, numa versão especial para os mais pequenos, vai poder celebrar o Dia Mundial do Ambiente, com programas ao vivo ou através da Internet. 

Este dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, de forma a promover a consciência mundial e incentivar as ações em prol do meio ambiente. Em 2021, esta organização declarou a data ainda mais importante, tendo em conta que 2021-2030 é a Década das Nações Unidas para a recuperação dos ecossistemas, cada vez mais importantes. 

Neste sentido, uma das atividades gratuitas que pode fazer este sábado, 5 de junho, é observar um dos ecossistemas aquáticos mais ricos da zona de Lisboa. A Baía do Seixal está inserida no estuário do rio Tejo e está classificada como Reserva Ecológica Nacional, visto que é composta por uma área húmida e uma grande biodiversidade.

Há ainda atividades para os miúdos, como um conto e um atelier para ensinar a reutilização de materiais descartáveis. Nos sábados de junho, isto é, a 5, 12 e 19 de junho, pode ainda contar com uma Feira de Troca de Livros, no espaço exterior do Fórum Cultural do Seixal, que também é um bom exemplo de sustentabilidade cultural. 

A programação para este sábado

Das 10 às 12 horas, decorre o “Observa o Ecossistema Aquático da Baía do Seixal” na Frente Ribeirinha de Arrentela. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email (gssi@nullcm-seixal.pt). Esta atividade é organizada em parceria com o MARE — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Lisboa.

Às 11 horas, “A Árvore da Escola” é uma sessão online da Hora do Conto, realizada pela Biblioteca Municipal do Seixal, com uma história escrita por António Sandoval e ilustrada por Emílio Urberuaga. 

Das 15 às 19 horas, chega o Atelier Ambiente Amigo no Fórum Cultural do Seixal. Esta atividade é ideal para miúdos entre os 4 e os 12 anos, e consiste na reutilização de materiais descartáveis. Não é preciso reservar lugar e os lugares vão ser distribuídos consoante a ordem de chegada.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA