Existem dois universos quando falamos de compras. Podemos visitar grandes centros comerciais, onde a comida, roupa e tudo o que possa imaginar é produzido em massa para todos, porém, de uma forma insustentável a nível ambiental. Por outro lado também pode afastar-se dos grande núcleos comerciais e descobrir os vários negócios locais que fazem os seus produtos, de uma forma mais amiga da natureza e com bastante qualidade.
Para tornar o conhecimento do segundo método mais amplo, o 4Unity Project vai concentrar dezenas de lojistas do Seixal, e não só, num evento que irá promover a economia circular. Lá vai poder encontrar clientes iguais a si, dispostos a trocar um casaco que já não usam ou algum artigo que simplesmente deixaram de gostar. No dia 1 de dezembro, domingo, o evento vai chegar ao Mercado Municipal do Seixal, entre as 10 e as 19 horas. Além da vertente de troca, irão estar presentes algumas bancas de arte sustentável e artesanato, produtos naturais e artigos étnicos e esotéricos.
Estes spots existem para recolher algum dinheiro para os projetos solidários realizados pela equipa deste grupo sem fins lucrativos do Seixal. “Este mercado tem muitas vantagens e é uma solução para reduzir o consumo desenfreado, prolongar a vida útil de artigos que já existem ou que já não usamos, mas que podem servir a outros, dando-lhes valor. Desta forma, combatemos o fast fashion, promovendo uma moda mais sustentável e amiga do ambiente”, explicaram as responsáveis à New in Seixal.
“Esta edição será semelhante ao anterior, teremos comida deliciosa, vegan e bio, produtos biológicos, naturais, cosmética natural e sustentável, produtos artesanais, arte, artigos esotéricos e outros. A maioria são projetos ou pequenos negócios locais, mas também alguns vindos de fora do concelho. Como nos aproximamos de uma época de consumo muito grande, teremos uma escolha diversificada para prendas de natal mais conscientes e sustentáveis, apelando no entanto, sempre, contra o consumo desenfreado”, acrescentam.
Do lado do 4Unity Project, pode contar com um mercado de trocas de artigos em segunda mão, roupa, acessórios e livros. Vai ainda poder ouvir o DJ seixalense Paulo Bonaparte, a proporcionar boa música, durante todo o dia. Vão ainda existir palestras ligadas à saúde e nutrição, ao cuidado ambiental, bem como a intervenção do projeto Linha vermelha na parte da tarde.
Aqui, todas as pessoas são convidadas sentar-se e a tricotar com eles pelo ambiente. O mercado terá ainda um showcooking de bolos e biscoitos saudáveis, um workshop de Didgeridoo, várias atividades para miúdos com a Aldeia Mãe Terra, um workshop de carimbos com elementos da natureza e muito mais. Dentro do mercado estarão distribuídas mesas, para as pessoas poderem almoçar ou sentar-se, a beber um café normal ou bio, da bytes & coffee.
Carregue na galeria e veja como foi a edição anterior, desde que é um dos eventos mais sustentáveis de todo o concelho.