na cidade

Deixe o carro à porta: Seixal recebe a 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade

Estudos sobre deslocações e um passeio de bicicleta vão marcar a celebração da eficiência energética dos transportes públicos.
Tudo por um melhor futuro.

Foi no dia 1 de abril de 2019 que se deu um dos maiores passos na acessibilidade aos transportes públicos em Portugal. Com a implementação do passe Navegante, um título que permite utilizar todos os meios de locomoção nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, foi possível criar um sistema muito mais barato e unificado.

A partir desse dia, os passageiros começaram a circular por toda esta área por apenas 40€ mensais ou 30€ caso só utilizassem o passe para se deslocarem dentro de um concelho. Foi um autêntica revolução, novos autocarros, novos horários, tudo indicava que se estava a trabalhar para o futuro da mobilidade sustentável no País.

O concelho do Seixal faz parte destes 18 concelhos e também saiu bastante beneficiado com a implementação deste novo sistema. Por isso, entre os dias 16 e 22 de setembro, o Seixal vai celebrar a 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade. A temática vai girar à volta da eficiência energética e da constituição de uma nova oportunidade para a promoção de comportamentos mais ecológicos.

A Câmara Municipal do Seixal explica que, no âmbito da visão estratégica para o ambiente, o município tem vindo a dar “passos importantes nesse sentido”, através do investimento na “Carris Metropolitana e no passe social Navegante, com projetos como o Seixal On ou com medidas que visam reduzir os impactos ambientais da sua atividade, como a renovação da sua frota com viaturas elétricas”.

Nesta Semana Europeia da Mobilidade apela-se aos seixalenses para privilegiarem formas de deslocação mais sustentáveis, como andar de bicicleta, caminhar e utilizar os transportes públicos, sempre que possível. Os benefícios são muitos, nomeadamente para a saúde, economia e ambiente, claro.

Para celebrar esta semana está previsto um passeio de bicicleta pela realização do passe Navegante no dia 16 de setembro. A iniciativa é promovida pelos Transportes Metropolitanos de Lisboa com o apoio dos 18 concelhos da AML, incluindo o Seixal. O passeio vai começar às 9h15 na Estação de Corroios e os participantes vão ter de pedalar até ao Parque da Vila na Quinta do Conde. A meio do percurso, os participantes do Seixal vão encontrar-se com os de Almada, onde vão seguir juntos até ao local de destino. As inscrições têm de ser realizadas até dia 14 de setembro no site oficial do Navegante.

Já no dia 25 de setembro a 6 de outubro, irá decorrer um estudo sobre a mobilidade escolar. Esta ação pretende, junto da comunidade escolar, conhecer melhor a mobilidade dos alunos e as preocupações dos pais relativamente às deslocações para a escola. Com esta informação, a autarquia espera ficar mais habilitada a implementar mudanças que favoreçam a adoção de formas de deslocação mais seguras, sustentáveis e capazes de contribuir para uma maior autonomia dos alunos.

A fase inicial do projeto será desenvolvida em parceria com o Agrupamento de Escolas João de Barros. O projeto envolve a resposta a um questionário por parte dos encarregados de educação, que representará um contributo, essencial para o sucesso da iniciativa. O município do Seixal continua a promover os objetivos de desenvolvimento, propostos pela União Europeia, e mostra-se sempre disponível para participar e trabalhar para um futuro mais ecológico e sustentável.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA