Lidar com comboios atrasados é algo que já fez parte da vida de quase todos. Para não ser surpreendido na próxima vez que esta situação aconteça, a Comboios de Portugal (CP) desenvolveu uma funcionalidade onde é possível consultar os horários das partidas e chegadas de todos os serviços da empresa.
A nova secção “Próximos Comboios” foi lançada terça-feira, 29 de outubro, e pode ser consultado através do site ou aplicação. “A informação disponível é relativa a atrasos superiores a cinco minutos para o caso dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Regional e InterRegional, sendo que para os serviços Urbanos a informação são indicados incumprimentos superiores a três minutos”, detalha a CP.
Contudo, a empresa salienta que “por condicionantes técnicas, pode não ser possível obter informação em tempo real sobre o estado da circulação”. A precisão dos horários apresentados depende dos dados fornecidos pela IP — Infraestruturas de Portugal, gestora da circulação ferroviária.
Os números das linhas referidas são meramente indicativos, “podendo ser modificado por motivos imprevistos”, acrescenta a transportadora.
Isto acontece numa altura em que a CP está a atravessar um período de greve, convocado pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), que começou a 24 de outubro e tem duração prevista até 3 de novembro. O dia 31 será marcado por uma paralisação total.
A paralisação vai afetar os comboios regionais e interegionais, bem como os urbanos de Coimbra do Porto e surge devido ao “incumprimento do acordo” que os revisores da CP firmaram em julho do ano passado com a operadora.