na cidade

Chocco está no Seixal à espera de um milagre de Natal. Quem irá vê-lo com o coração?

Não tem um olho, nem uma das orelhas. Mas está a apaixonar os portugueses e talvez esteja para breve um lar.
Já há candidatos à adoção.

“Um milagre de Natal… Precisa-se”. É assim que começa uma publicação, no Facebook, do Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal. Na foto, um gato sem um olho e sem uma orelha, de olhar vivaz com uma taça de comida húmida que está ainda a ser comida.

Começaram por lhe chamar Tiger. Agora é Chocco. Ou ambos. Ou o nome que a nova família quiser dar-lhe. E o apelo é precisamente nesse sentido: encontrar um lar para este gato que já passou por muito na rua.

“25 Novembro.. Falta apenas um mês para mais um Natal. Para muitos é sinal de festa, conforto das casas quentes cheias de família, mas, para outros, é só mais uma noite, sozinhos, na eterna espera por alguém que os veja. É o caso do Chocco(Tiger). Ninguém o vê, ou não o quer ver. Não é bebé, nem júnior sequer. Não é perfeito, tem marcas de vida, e para a vida”, sublinha o post.

O grupo de voluntários não desiste. “Sabemos que existe alguém para ele! Que o veja para lá das imperfeições que, nele, são perfeitas. Pedimos a todos que o ajudem a encontrar o seu lar, onde possa passar, também ele, o Natal em família”, rematam.

O apelo enterneceu muitos corações. “A onda de apoio ao menino ultrapassou tudo o que esperávamos. Estamos a tentar gerir todas as candidaturas à adoção”, diz o grupo de voluntários à PiT.

Mas a candidatura é um processo. Até que uma dessas propostas se concretize numa adoção vai alguma distância. Muitas vezes, a distância de quem pensa melhor e recua após um primeiro impulso de querer ajudar. Mas também pode suceder que, no meio de tantas propostas, esteja a certa, a que vai até ao fim.

“Apesar de haver vários candidatos ainda não está nada concretizado”, acrescenta o grupo à PiT, embora com esperança de que essa família esteja prestes a ganhar forma – até porque a publicação já foi atualizada com essa expectativa. “O Chocco é sénior. Gato de rua, da zona de Vale de Milhaços. Muitos o viram e ignoraram”, lamentam. Mas agora está em boas mãos. “É um poço de mimo”.

A história de Chocco

Num post publicado em finais de outubro, na página PatrulhaPata de SantaMarta, já se contava a sua história. “Quando, dia 5 de outubro, vi a publicação da Iris Massi Serra deste gatinho em Vale de Milhaços, estava longe de imaginar o estado lastimável em que ele se encontrava. Nessa tarde, eu e a Liliana Serrano fomos ao local e procurámos nas redondezas mas não o vimos. Pedi que me contactassem se o vissem. (…)”.

Uma semana se passou até o encontrarem. “E foi um choque ver o estado do olhinho dele, da orelha, dos ouvidos, das feridas na cabeça”, conta. “No dia seguinte, dia 13, eu e a Liliana recolhemos o Tiger. Depois de uma hora à procura dele, bastaram cinco minutos para o apanharmos… abrir a transportadora, pôr o patê lá dentro, deixá-lo entrar e comer um pouco, fechar a porta. Nessa mesma noite foi internado na Batuca Vet”.

Foi observado e fizeram-lhe exames. Estava em mau estado. “Pulgas e carraças, muitas feridas com sangue já seco, estado da boca miserável, com gengivites. E a pior notícia… tumor de células escamosas. Mas o Tiger é um guerreiro cheio de vida e merece que lutemos por ele. Foi medicado, desparasitado e operado dia 26.. Fizeram a enucleação do olhinho, retiraram parte da pálpebra e a orelha. Felizmente correu tudo bem, a cicatrização está com bom aspecto e ele continua mimoso e bem disposto como sempre”.

Passado o pior, era preciso colocá-lo num lugar seguro. E foi assim que a protetora por detrás do projeto PatrulhaPata de Santa Marta contactou o Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal, que o acolheu. É lá que está já há cerca de dois meses, à espera de uma família especial, que veja para lá da aparência ou de qualquer doença. Foi esterilizado no dia 30 de novembro, correu tudo bem e está pronto a ronronar ao colo da família que o amar como ele é.

E não é apenas o Chocco que espera por uma oportunidade de ser feliz. “Temos mais uns quantos peludinhos que precisam tanto um lar… seria bom haver milagres de Natal para mais alguns”, diz à PiT o Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal.

Percorra a galeria para conhecer melhor o Chocco e também alguns dos muitos gatinhos para adoção no Seixal.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA