Acabou de chegar às ruas do Seixal um conjunto de papeleiras inteligentes. Ou seja, um equipamento que se assemelha a um caixote do lixo, porém, com vários traços tecnológicos. Esta pequena caixa foi desenhada para receber papel e tem um sistema que compacta todo o material depositado. Quando fica cheia, a máquina envia um sinal aos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal para indicar que o lixo pode ser recolhido.
Tudo isto é possível devido a um sensor colocado dentro do aparelho, que se mantém ativo com energia solar.
“Esta tecnologia permite otimizar as rotas de recolha, evitando que as papeleiras fiquem sobrecarregadas e garantindo uma cidade mais limpa e organizada. Além disso, as novas papeleiras são alimentadas por energia solar, o que contribui para a redução da pegada ecológica“, revela o município à New in Seixal.
Ao todo, foram instaladas quatro papeleiras no dia 22 de novembro. Os equipamentos estão junto ao restaurante Lisboa à Vista, no Seixal, em frente à entrada da Loja de Cidadão do Concelho do Seixal, nas Paivas, junto à paragem do Burger King, na Cruz de Pau, e no jardim da Piscina Municipal de Corroios.
A Câmara Municipal espera que esta medida beneficie a eficiência dos serviços de recolha de lixo, ao mesmo tempo que incentiva os cidadãos a contribuírem de forma mais ativa para a limpeza e o bom funcionamento dos espaços públicos no concelho.