As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 já são conhecidas e incluem dezenas de novidades planeadas para o concelho do Seixal, em todas as áreas. Com um orçamento próximo dos 189 milhões de euros, a Câmara Municipal do Seixal aprovou no dia 29 de novembro a “maior verba de sempre” para avançar com novas obras e empreitadas. Este número traduz um crescimento de 36 milhões de euros relativamente ao ano passado.
“Este é o maior orçamento de sempre desta autarquia, sendo demonstrativo do grande dinamismo e desenvolvimento económico do concelho. A excelente gestão económico-financeira dos últimos anos tem permitido reforçar o investimento municipal em áreas fundamentais, tais como a educação, o desenvolvimento social, a cultura, o desporto, o ambiente, a higiene urbana, a mobilidade, o espaço público e o desenvolvimento económico e social”, garante Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, à NiS.
Para o próximo ano, dentro do panorama da cultura, prevê-se a inauguração do Centro Cultural José Saramago, na Amora, e a implementação do esperado projeto do futuro Centro Cultural de Corroios. A construção do Centro de Interpretação Patrimonial da Olaria Romana, o Centro Interativo do 25 de Abril e o Centro de Interpretação Ambiental da Baía do Seixal são outros temas culturais que vão estar cima da mesa em 2025.
“Iremos avançar com os novos equipamentos sociais da APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e da ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, assim como a reabilitação das instalações da CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada”, acrescenta.
Entre os principais objetivos para 2025 conta-se, também, a execução dos novos centros de saúde dos Foros de Amora e de Paio Pires. E, na área da educação, a construção de duas novas escolas de 1.º ciclo e jardim de infância na freguesia de Fernão Ferro, uma em Vale de Milhaços e outra nos Foros de Amora. Além disso, vai avançar a construção do jardim de infância do Fogueteiro e serão feitas as ampliações das escolas básicas de Arrentela, Paio Pires, Bairro Novo, Fogueteiro e Quinta do Conde de Portalegre.
No que diz respeito ao campo social, a autarquia decidiu investir na concretização do Lar de Idosos de Fernão Ferro e na construção dos lares de Pinhal de Frades e do Casal do Marco. No mesmo tema, vão ainda ser avançadas sete novas creches sociais em Miratejo, Fogueteiro, Pinhal Conde da Cunha, Pinhal do General, Pinhal de Frades, Torre da Marinha e Paio Pires.
No desporto, o plano prevê as inaugurações do novo Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos — João Costa Lopes, do Complexo Desportivo do Pinhal do General e das novas instalações do Ginásio Clube de Corroios. No domínio do ambiente, irá iniciar-se a construção do Parque Urbano de Corroios.
Em matéria de mobilidade, terão início as obras de construção e reformulação da entrada do concelho na zona do Fogueteiro. Já na habitação, será dada continuidade ao processo de realojamento em Santa Marta de Corroios.
Projetos que ficaram pendurados durante este ano, vão ter finalmente em 2025 as suas respetivas datas de inauguração, como o Mercado Municipal da Cruz de Pau, o Campus Hovione e o empreendimento hoteleiro da Mundet. A Câmara Municipal do Seixal promete “não esquecer a inovação” e, para isso, irá continuar a apoiar o projeto-piloto de promoção de hidrogénio verde e a sua introdução na rede de gás natural do concelho.
A requalificação das infraestruturas do passeio ribeirinho do núcleo urbano antigo de Arrentela, bem como o prolongamento do passeio ribeirinho do Seixal, são alguns dos projetos que serão avançados no eixo dos espaços públicos.
“Todo este investimento em curso no Município do Seixal só é possível graças a uma gestão criteriosa dos recursos financeiros da Câmara Municipal do Seixal, pela capacidade, dedicação e empenho dos trabalhadores da autarquia, que ajudam a tornar possível todo este projeto de desenvolvimento do Concelho do Seixal, que é construído em conjunto com as instituições das mais diversas áreas de intervenção e com a população”, finaliza.
Embora todos estes projetos estejam inseridos no orçamento municipal, não quer dizer que sejam cumpridos no próximo ano. Um dos exemplos mais recentes foi a expansão do Metro Sul do Tejo ao Fogueteiro e ao Seixal. Uma obra que fez parte do orçamento de 2024, mas que ainda não foi iniciada.
Já que estamos a falar de novos projetos, carregue na galeria para conhecer o Pavilhão de Desportos de Inverno, que promete chegar ao concelho em 2027.