na cidade

Carris Metropolitana reforça ligação entre o Seixal e Cacilhas

Nova carreira integra reforço das ligações das margens Sul e Norte do Tejo que vai arrancar na próxima segunda-feira, dia 23.
Reforço chega dia 23.

Para promover a ligação entre o Seixal e Almada, a Carris Metropolitana vai colocar em operação a linha 3505, entre Paio Pires (Farinheiras) e o Terminal de Cacilhas, num percurso semelhante ao serviço da antiga linha 108, com horários sobretudo nas horas de ponta, garantindo a articulação com os transportes fluviais. Esta carreira irá começar o seu percurso a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro.

Esta linha integra uma nova operação levada a cabo pela Carris Metropolitana com o arranque de cinco novos trajetos nos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, com destaque para o reforço das ligações das margens Sul e Norte do Tejo. No concelho de Almada inicia a operação da linha 3705, que estabelece a ligação entre a Charneca da Caparica e o terminal de Sete Rios em Lisboa. Tem início também a linha 3006, circular da Aroeira, garantindo à população um novo serviço de transportes de proximidade.

Outra nova ligação será entre Almada e Algés, efetuada pela linha 3701, que será a primeira a ligar a zona Ocidental de Lisboa e Oeiras a um município da Margem Sul. Para dar resposta à procura registada, a linha 3001, que já liga Almada (Cristo Rei) e o Terminal de Cacilhas, passará a contar com mais 20 circulações diárias.

O terminal do Areeiro, um dos terminais de partidas e chegadas à capital, vai voltar a estar ligado à Margem Sul. A partir de dia 30 de janeiro, as linhas 3710 e 3703, antigas linhas 160 e 161, da Costa da Caparica e do Parque Urbano de Almada, passam a iniciar e a terminar o seu percurso no Areeiro, deixando de utilizar o terminal de Sete Rios.

A supressão destas linhas gerou muita contestação por parte dos utentes, tendo a Câmara Municipal de Lisboa assegurado que estas iriam voltar ao Areeiro na sua reunião a 27 de julho de 2022. Uma solução apontada como provisória na altura, pois um novo terminal será construído na Avenida Gago Coutinho.

Sesimbra também recebe uma nova linha, a 3504, com percurso entre Alfarim e Coina (Estação), que irá garantir a ligação direta de Alfarim e do Meco à estação dos comboios de Coina. A Carris Metropolitana dá assim mais um passo numa operação faseada, planeada para estar operacional a 100 por cento no início de 2023, que teve início em Almada no dia 1 de julho de 2022.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA