na cidade

Câmara Municipal do Seixal tem um novo programa para valorizar o artesanato local

O jardim da Praça dos Mártires da Liberdade vai passar a ter um evento especial nos primeiros e terceiros domingos de cada mês.
É uma oportunidade para ajudar os artesãos locais.

A autarquia do Seixal intitulou a sua mais recente iniciativa de apoio ao comércio local de Domingos com Artesanato. Como o próprio nome sugere, nos primeiros e terceiros domingos de cada mês haverá uma pequena feira que “pretende dinamizar o espaço público e promover e divulgar o artesanato”, começa por explicar a Câmara Municipal do Seixal.

Tudo irá acontecer no jardim da Praça dos Mártires da Liberdade. Entre as 10 e as 19 horas, nos respetivos domingos, este espaço vai encher-se de artesãos que querem apresentar os seus trabalhos aos moradores e turistas do Seixal.

No passado domingo, 7 de agosto, decorreu a primeira feira de artesanato. Segundo a autarquia, contou com a participação de seis artesãos. Se não teve oportunidade de visitar esta primeira mostra, não se preocupe. A próxima feira está marcada para 21 de agosto. Depois disso, volta a acontecer nos primeiros e terceiros domingos do mês de setembro e assim consecutivamente.

Todos os artesãos que assim o desejarem poderão inscrever-se nesta feira. Quer seja a título individual, em nome de associações e oficinas de artesanato, os Domingos com Artesanato convidam à participação daqueles que criam, em qualquer forma e feito, peças de artesanato.

Contudo, a inscrição é sempre obrigatória (mas gratuita). Se está interessado, pode fazê-la até à quarta-feira anterior ao domingo em que se vai realizar a iniciativa. Depois, é confirmada a presença até às 17h30 da sexta-feira anterior ao domingo de realização, sendo que apenas os expositores selecionados serão contactados através de email.

De acordo com a Câmara Municipal do Seixal, as candidaturas têm de ser formalizadas através do envio de um email com o nome do artesão, da associação ou do projeto, a morada do mesmo, o número de telemóvel, o email e ainda a lista de artigos que vão ser expostos ou comercializados. É preciso ainda ter em conta que é da responsabilidade de todos os participantes levar as estruturas de apoio para que possam dispor as suas peças, como mesas, cadeiras e outros equipamentos.

Já que falamos de artesanato, carregue na galeria para conhecer algumas peças da marca seixalense Natural Art Handmade.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA