na cidade

Biblioteca Municipal vai receber 10 atividades gratuitas até ao fim do ano

Iniciativas destinam-se a todos os públicos, desde o ensino de tecnologia aos mais velhos até horas do conto infantil.
Há propostas para todos os gostos.

A Biblioteca Municipal do Seixal prepara-se para receber diversas atividades e iniciativas, entre o final de agosto e dezembro. Como vamos entrar em setembro, resolvemos fazer um pequeno guia de tudo o que pode fazer à borla, até ao final do ano, neste espaço da Câmara Municipal do Seixal.

Os públicos-alvo são variados, embora a maioria das iniciativas se destinem aos mais novos. Algumas das ações previstas acontecem na sequência de realizações anteriores, tais como a Hora do Conto, a Arca de Histórias e a Estação do Conto, entre outras.

“A biblioteca deve ser um espaço vivo e de interação, pelo que é importante que esta dinâmica passe para o exterior e atraia públicos de todas as idades a estes espaços de socialização cultural”, afirma Paulo Silva, presidente da autarquia do Seixal.

De seguida, veja quais são as atividades que mais combinam com a sua família e comece a fazer o seu roteiro para setembro.

Programação

5 de setembro, das 17h30 às 19 horas

Por Falar em Nascer: Induzir ou não? Eis a questão!

Conversas sobre gravidez, parto e pós-parto, dirigidas a mães, pais ou participantes que tenham interesse no tema, com o objetivo de divulgar informação que auxilia as mulheres a tomarem decisões conscientes e informadas, pretendendo afastar mitos sobre o parto, relatar experiências reais de forma positiva e partilhar informações acerca do livre-arbítrio e legislação.

De setembro a dezembro, de terça a sexta-feira, às 10h30 e 14h30

Hora do Conto: «Lea e o Elefante», de Kim Sena.

A Lea mora sozinha numa casa cheia de objetos de todos os tipos, mas está sempre entediada e todas aquelas coisas bonitas não a deixam feliz. Um dia, trava amizade com um elefante e convence-o de que iria voar nele, tornando-o especial; mas, depois de muitos dias de tentativas inúteis, o elefante quer deixar o palácio da Lea para voltar à liberdade. Mas uma tempestade e uma grande demonstração de amizade devolvem a calma entre os dois.

De setembro a dezembro, de terça a sexta-feira, às 10h30 e 14h30

O Valor da Liberdade Alimenta a Amizade!

Atividade complementar à Hora do Conto. Atelier de expressão plástica. O marcador de uma página transforma-se na personagem da história.

Todos os sábados às 16h30

Arca de Histórias

Sessões de Hora do Conto que partem do livro como objeto de prazer, com o objetivo de despertar nos mais novos o gosto pela leitura, a partir da magia das histórias e, ao mesmo tempo, exercitar a expressão oral, estimular o raciocínio, desenvolver a curiosidade e estimular a criatividade.

De outubro a dezembro, de terça a sexta-feira, 10h30

Hora do Conto: Ouvir e Contar, o Que Custa É Começar

Sessão de Hora do Conto, a partir da leitura encenada e interativa de uma história, que tem por objetivo despertar nos miúdos o gosto e o prazer da leitura e, ao mesmo tempo, exercitar a expressão oral, a capacidade de retenção de informação e a criatividade. Lidas ou contadas, e depois exploradas, as histórias voam nas asas da imaginação das crianças, estimulando a curiosidade pelos saberes e o gosto pela descoberta.

De terça a sexta-feira, entre as 10 e as 20.30 horas; sábados, entre as 14h30 e as 20h30

Hoje… Sou Bibliotecário!

Atividade que permite vivenciar a realidade da biblioteca. São-lhes transmitidas, de forma interativa, noções de pesquisa dos temas nas estantes e na base de dados da biblioteca, fomentando a sua autonomia, participação e desenvolvimento enquanto utilizadores do espaço.

Dias 7, 14, 21 e 28 de setembro, das 15 às 18 horas

Aprender numa Tarde – Oficina de Literacia Digital

Aprendizagem de módulos informáticos: Conceitos gerais de informática; Processamento de texto e formatação; Internet: pesquisa de informação, mensagens instantâneas e VoIP; criação de contas de email.

21 de setembro às 19 horas

Estação do Conto: Outono, Tempo de Entardecer

Nesta sessão de contos, a contadora da casa, Susana Filipe, acolhe a contadora convidada, Ana Sofia Paiva, para a mudança de mais um ciclo. Juntas, irão receber o outono e, com ele, o tempo mais ameno e o amadurecimento das árvores. Um tempo em que os dias ganham tons amarelos, laranjas e vermelhos, e o entardecer torna-se mais ocre e ouro, valor também da palavra dita.

26 de setembro às 17h30

Por Falar em Nascer: a Cesariana

Conversas sobre gravidez, parto e pós-parto, dirigidas a mães, pais ou participantes que tenham interesse no tema, com o objetivo de divulgar informação que auxilia as mulheres a tomarem decisões conscientes e informadas, pretendendo afastar mitos sobre o parto, relatar experiências reais de forma positiva e partilhar informações acerca do livre-arbítrio e legislação.

28 de setembro, das 17h30 às 19 horas

Educar para o Mundo de Hoje: as Coisas Mudaram… Preparado?

A educação dos filhos tem muito de arte, mas também de ciência. O mundo está em mudança abrupta e constante. É fundamental compreendê-lo e educar no sentido de o ajudar a desenvolver competências tais como a inteligência emocional.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA