na cidade

Atenção, pais: o Hospital da Bonecada chega ao RioSul Shopping este fim de semana

A iniciativa decorre nos dias 13 e 14 de novembro. O objetivo é ajudar os miúdos a perder o medo de ir ao médico.
A entrada é gratuita.

Há poucas coisas que se podem generalizar, mas podemo-nos arriscar a dizer que quase ninguém gosta de ir ou estar (sem ser os profissionais de saúde, claro) no hospital. Essa realidade agrava-se quando falamos dos miúdos. Nos primeiros anos de vida, sobretudo, mal veem uma bata branca e já se sabe o que, muitas vezes, vem a seguir: grandes e incontroláveis choradeiras e birras.

E é normal que assim seja. Os miúdos, na sua grande maioria, ganham muito cedo medo do “senhor doutor” ou de simplesmente irem para o hospital. Mas há formas de os pais ou de outros familiares ajudarem os mais novos a limpar essa imagem assustadora de quem veste a bata branca.

Uma delas chama-se Hospital da Bonecada e é uma iniciativa desenvolvida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), em Lisboa. Trata-se de um mini hospital de brincar, onde todos os miúdos vão poder levar os seus bonecos ao “senhor doutor”.

A ideia é que, com a ajuda de alguns voluntários e alunos de medicina, se possa atenuar (ou até mesmo eliminar) o medo que os mais novos sentem em relação a tudo o que envolve hospitais, médicos, enfermeiros e por aí adiante. Além disso, o projeto tem ainda um lado muito caraterístico que é o de formação ou educação dos miúdos sobre diversas temáticas relacionadas com a saúde.

Com isto, vai gostar de saber que o Seixal será a próxima paragem do Hospital da Bonecada. Mais concretamente, tudo vai acontecer no RioSul Shopping, no Fogueteiro, durante o próximo fim de semana, dias 13 e 14 de novembro.

“O Tinoni vai levar o seu hospital de brincar ao RioSul onde vais poder tratar do teu boneco, das 10 horas às 21 horas”, escreveu o Hospital da Bonecada na sua página do Instagram. Mas as boas notícias não se ficam por aí. Segundo o mesmo post, “a entrada é gratuita”, logo todos os miúdos vão poder participar nesta aventura hospitalar.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA