na cidade

Atenção, estudantes: está aberto o desafio para o Seixal Criativo

Coordenadores do novo projeto da autarquia vão mostrar como todas as ideias podem criar inovação. As inscrições estão abertas.
Trabalho de equipa é indispensável.

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal, coordenado por António Câmara e Edmundo Nobre, investigadores e professores da Universidade Nova de Lisboa, especialistas em áreas tão diversas como realidade virtual, sistemas de informação geográfica, engenharia ambiental e autores de projetos de vanguarda.

Esta dupla desenvolveu mais de mil projetos em 40 países nas áreas dos jogos móveis, realidade aumentada e virtual, inteligência artificial e eletrónica impressa e irão iniciar um périplo pelas escolas do concelho para desafiar os alunos a fazer parte deste projeto.

“Com o projeto Seixal Criativo, a autarquia pretende proporcionar aos alunos do concelho a possibilidade de aprendizagem nas áreas da ciência e tecnologia, permitindo-lhes adquirir conhecimentos para a criação de projetos inovadores relacionados com a realidade virtual ou aumentada, desenvolvimento de protótipos, sensores, modelação, animação, jogos virtuais, entre outros”, explica o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

No Seixal Criativo é dada a oportunidade aos participantes de trabalharem em equipa com os mentores para desenvolver projetos inovadores com uma orientação DIY (Do It Yoursef) e jogos de nova geração utilizando inteligência artificial, realidade aumentada e virtual.

Segundo indica a autarquia, “no Seixal Criativo os estudantes terão a possibilidade de frequentar disciplinas como inteligência artificial, ciência de dados, eletrónica, modelação tridimensional, permitindo-lhes desenvolver projetos inovadores para o futuro. Este centro de aprendizagem e experimentação contará com salas de trabalho, de reuniões, de lazer e laboratórios com equipamento para o desenvolvimento de software e prototipagem rápida de projetos de hardware”.

Pretende-se que o Seixal Criativo apoie os estudantes no desenvolvimento de projetos que vão ajudá-los na familiarização com as tecnologias pilares de uma Internet em mutação e dotá-los de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira. Desafios locais e globais serão o pano de fundo para a aprendizagem das bases fundamentais que os vão ajudar a vencê-los. As inscrições podem ser realizadas no site do projeto.

Veja os vídeos para ficar com uma ideia dos projetos que podem ser desenvolvidos no âmbito do Seixal Criativo.

Drone para espaços interiores utilizando balões

Hovercraft impresso em 3D

Jogo para a Nike, NBA All Stars

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA