na cidade

As luzes da cidade vão ser apagadas este sábado — mas é tudo por uma boa causa

A autarquia juntou-se ao movimento global Hora do Planeta. Durante 60 minutos, a iluminação de vários edifícios estará desligada.
Não se assuste.

A pandemia provocou danos irreparáveis em várias áreas de atividade, mas também veio mostrar a importância de cuidarmos do planeta. Tendo essa preocupação em mente, todos os anos, há uma iniciativa mundial dedicada à consciencialização sobre as alterações climáticas. E 2023 não será exceção.

O município do Seixal associou-se, mais uma vez, a este evento. Marque na agenda: este sábado, dia 25 de março, as luzes vão estar apagadas das 20h30 às 21h30. Sim, leu bem. Durante uma hora, a iluminação dos edifícios dos Serviços Centrais, no Seixal, e dos Serviços Operacionais, na Cucena, Aldeia de Paio Pires, estará desligada.

A autarquia quer também que os munícipes apliquem esta ação nas suas casas durante os 60 minutos e que pensem sobre a importância das alterações climáticas e o impacto que podem ter na sobrevivência da espécie humana. 

A Hora do Planeta é uma iniciativa que começou com um evento simbólico de apagar de luzes em Sidney, em 2007, quando dois milhões de pessoas e mais de duas mil empresas o fizeram numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Agora, é celebrada em mais de 190 países e territórios como um movimento global de solidariedade pelo planeta.

Indivíduos, empresas, municípios, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável. Um pouco por todo o mundo, várias empresas vão desligar as luzes dos seus escritórios e vários monumentos, como a Torre Eiffel, vão estar às escuras.

Este ano, a Hora do Planeta tem como tema “Alimentação”. Com esse mote, o Município do Seixal compromete-se a aumentar a Rede Municipal de Hortas Urbanas e a monitorizar os espaços agrícolas já existentes.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal do Seixal

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA