André Gonçalves da Luz tinha apenas dez anos e estava prestes a tornar-se no miúdo mais feliz do Avante!. Melhor do que aproveitar tudo o que o evento tem para oferecer, é ser também um aniversariante, no fundo, fazer uma festa dentro da festa.
O tio foi ter com ele e, discretamente, entregou-lhe 2 mil escudos para ele se divertir. Sem pensar duas vezes, André foi a correr em direção aos carrinhos de choque e, lá, gastou todo o dinheiro.
Agora, com 39 anos, acabados de fazer este domingo, 8 de setembro, André vê a festa de uma forma mais madura e faz parte do Partido Comunista Português – PCP.
Herdou o gosto pelo partido por influência dos pais, Flora e Custódio Luz, que desde sempre o levaram à festa e lhe incutiram os princípios comunistas. “Os meus pais eram militantes do PCP e, inclusive, o meu pai chegou a ir à primeira edição da Festa do Avante!. Este foi o local onde nasci e acabou por se tornar uma tradição familiar”, conta André à New in Seixal.
Em 1985, Flora estava a caminho da festa quando sentiu um corrimento estranho. Rapidamente, percebeu que as águas lhe tinham rebentado e estava prestes a dar à luz. Sem perder tempo, meteram-na no carro, atravessaram a Ponte 25 de Abril, em direção à Maternidade Alfredo da Costa, onde nasceu o menino.
Assim começou a história de André. Desde então, mesmo com um ano, os pais sempre o levaram ao Avante!. Mais tarde, começou a ir sozinho e nunca falhou uma edição.
Começou por viver em Oeiras, mas reside atualmente em Almada. É eletricista de profissão e o que mais gosta de fazer no Avante! é provar os melhores petiscos e conhecer a gastronomia do mundo.
“Quando era miúdo gostava de vir cá pelas diversões e tudo o que se podia fazer. Agora, com o passar do tempo, a nossa visão muda e vejo este local como um ponto de reencontro. Aqui, estou com amigos que não vejo há um ano, porque estão no estrangeiro ou moram muito longe, por isso nestes três dias a união conquista-me e celebro da melhor forma com quem me é próximo. Além disso, como sou funcionário do partido, tenho deveres e responsabilidades, por isso encaro o evento de outra forma”, explica.
Este ano, André diz que ainda não teve oportunidade de experimentar a gastronomia do Avante!. Porém, garantiu à New in Seixal que, durante o aniversário, vai aproveitar ao máximo a zona internacional e já tem a área da China debaixo de olho.
Dezenas de milhares de visitantes vêm de todas as cidades do País para assistir e conviver na Quinta da Atalaia. Carregue na galeria e veja os looks mais comunistas desta edição.