na cidade

Amora celebra 28 anos de elevação a cidade com atividades para toda a família

Tem espetáculos de teatro, concertos e um mercado artesanal para visitar até ao final de maio.
A freguesia.

Em junho de 1989, a Assembleia da República decidia elevar a vila de Amora para cidade. Porém, a decisão só viria a ser concretizada quatro anos depois. Agora, para celebrar o 28.º aniversário desse marco, a Junta de Freguesia de Amora preparou um mês cheio de atividades, incluindo aulas abertas de várias modalidades, teatro, exposições e mercados de rua.

No ano passado, a data foi celebrada maioritariamente de forma digital. Desta vez, as celebrações voltam à rua, com todos os cuidados exigidos pela pandemia. Durante cerca de três semanas, vai poder participar em várias dinâmicas e atividades culturais e desportivas, que vão servir para animar esta cidade no concelho do Seixal. 

A Junta de Freguesia de Amora lançou o desafio aos vários movimentos associativos do concelho para criarem um programa eclético e que devolva a vida aos espaços e dinâmica à freguesia. O objetivo é que este mês reflita a multiplicidade cultural e geracional do Seixal.

O movimento associativo foi um dos grandes prejudicados com os confinamentos, obrigando a que muitas atividades tivessem de ser efetuadas online ou mesmo canceladas por tempo indeterminado” afirmou Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora. “Sabemos que o regresso está a ser feito com muita ponderação, precaução e preocupação por parte das direções dos clubes e, por isso, considerámos essencial que tivessem uma vez mais na autarquia um facilitador deste regresso.”

Além do aniversário, o mês de maio vai servir para assinalar o Mês da África, com diversas iniciativas culturais, e o Maio Património, um evento organizado pela Câmara Municipal do Seixal. Conheça os destaques do evento do 28.º aniversário de Amora.

14 de maio, sexta-feira

16h30 — Inauguração da exposição “Amora: Cidade com História”, do Grupo Coisas & Lousas.

19 horas — Aula aberta de danças africanas, dinamizada por Afro Dance Workout.

20 horas — Aula aberta de capoeira, organizada pelo CCD Paivas.

15 de maio, sábado

10 até às 18 horas — Mercado a.ti.tu.do, que vai ter bancas relacionadas com o artesanato, a alimentação, produtos vintage e também regionais na Marginal de Amora.

10 até às 18 horas — Comemorações do Dia da Família, com jogos tradicionais, aulas de yoga, concurso de talentos e medical luohan chi king. Estas celebrações são organizadas pelo Associação para o Desenvolvimento Sociocultural de Belverde no Parque do Fanqueiro.

16 até às 19 horas — Oficina de Poesia a partir de Provérbios, com Zetho Cunha Gonçalves, no Grupo Desportivo da Quinta da Princesa.

16 de maio, domingo

10 até às 18 horas — Mercado a.ti.tu.do, que vai ter bancas relacionadas com o artesanato, a alimentação, produtos vintage e também regionais na Marginal de Amora.

9 horas — 39°. Jove Maio do Fanqueiro, dinamizado pelo CDR Águias Unidas. 

18 de maio, terça

16h30 até às 17h30 — Concerto do Dia Internacional dos Museus com o Pólo do Seixal da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional no Coreto de Amora.

22 de maio, sábado 

11h30 até às 16h30 — Espetáculo de teatro infantil “O Farol”, dinamizado pelo Animateatro.

15h30 — Apresentação Pública do Projeto “Histórias & Memórias Fotográficas”, dinamizado pelo Ecomuseu e Câmara Municipal do Seixal na Sociedade Filarmónica Operária Amorense (SFOA).

16 até às 19 horas — Oficina de escrita de Paulo Cardoso no Grupo Desportivo e Recreativo da Quinta da Princesa. 

17 horas — Sessão Solene do 28.º Aniversário da Cidade de Amora, com concerto da Banda da SFOA. 

29 de maio,  sábado

9 horas — Mercado Tradicional do Fanqueiro.

Já que aqui está, a New in Seixal recolheu algumas imagens de Amora no Arquivo da Câmara Municipal do Seixal dos anos 30, 50 e 80 do século passado. Carregue na galeria para ver algumas delas.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA