na cidade

Alunos do Seixal Criativo vão estagiar em empresas internacionais este verão

Iniciativa gratuita da Câmara Municipal do Seixal volta a abrir portas ao futuro dos jovens do concelho.
Vai ser uma experiência única.

The Inventors, OhMyDigital, Azorean, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, Hospital Santa Maria e o Instituto Superior de Agronomia são algumas das entidades parceiras do projeto Seixal Criativo que vão receber, este verão, vários alunos em regime de estágio.

O Seixal Criativo, projetado em 2023 pela Câmara Municipal do Seixal, visa dotar estudantes do concelho com conhecimentos em diversas tecnologias, robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem, entre outras áreas, e é de frequência gratuita, ou seja, qualquer um pode frequentar.

O projeto conta, este ano, com 27 alunos envolvidos em estágios em empresas de reconhecida valência a nível nacional e internacional. As áreas são as mais diversas, nomeadamente a programação, arquitetura e design, bioquímica, gestão, arquitetura paisagista, design e engenharia mecânica, criação de hardware, hardware e programação, criação digital, astronomia, veterinária, medicina, comunicação e marketing.

“Este é um projeto pioneiro em Portugal que permite capacitar os jovens para a criação de projetos inovadores nas áreas da ciência e tecnologia. O Seixal Criativo tornou-se rapidamente numa referência a nível nacional, registando um interesse crescente, não apenas por parte dos alunos, mas também de empresas entusiasmadas com os projetos desenvolvidos, contribuindo assim para o sucesso escolar e profissional dos jovens do concelho”, diz Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

O Seixal Criativo aposta em dotar os estudantes com conhecimentos em diversas tecnologias, como robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem, entre outras áreas. Este centro de aprendizagem é cem por cento gratuito, tendo sido criado pela Câmara Municipal do Seixal. Os alunos podem, por exemplo, aprender a construir um drone aquático, projetar um veículo elétrico, criar uma loja online ou, ainda, construir um jogo virtual. Os mentores do projeto são os especialistas em inovação e tecnologia, António Câmara e Edmundo Nobre.

O Seixal Criativo, que começou por se destinar apenas a jovens do 10.º ano de escolaridade, alargou, durante este ano letivo, as inscrições a alunos entre o 9.º e 11.º ano, possibilitando a escolha entre dois tipos de cursos. O Seixal Criativo nas Escolas é outra das novas valências deste projeto, consistindo em módulos de formação ministrados em horário escolar para alunos do 7.º ao 12.º ano.

Carregue na galeria e veja como são as instalações inovadoras e com as condições mais modernas do projeto do Seixal Criativo.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA