na cidade

Ajude a reaqualificar o Jardim da Liberdade em Corroios

Estrutura no Alto dos Moinhos será alvo de uma profunda intervenção. A autarquia tem um projeto, mas quer ouvir a sua opinião.
Projeto é discutido dia 28.

Os espaços verdes urbanos mais simples, como praças, parques, jardins com presença de vegetações, são lugares que proporcionam e aumentam a qualidade de vida das populações. Esses ambientes vão muito além do embelezamento de uma cidade, bairro, empreendimento ou residência.

Prosseguindo na sua política de conservação e melhoramento das zonas verdes existentes no concelho, a autarquia do Seixal colocou em marcha o projeto de requalificação de todo o Jardim da Liberdade, no Alto do Moinho. A zona ocupa uma área com 4,143 metros quadrados e conta com 28 árvores, sendo a sua requalificação um requisito há muito desejado pelos moradores.

O objetivo da intervenção é a resolução dos problemas de drenagem e erosão, execução de muretes e lancis em falta, criação e melhoria das zonas de estadia e do espaço de jogo e recreio, regularização e aumento da oferta de estacionamento. As maiores novidades do atual projeto prendem-se com a constituição de um recinto para fitness urbano e ginástica e de um parque canino.

Equipamentos, estes, que irão juntar-se ao atual parque infantil. A melhoria dos pavimentos, para melhores condições de segurança e acessibilidade, também não foram esquecidos.

Agora, o executivo quer ouvir a opinião de quem, afinal, vai usufruir diretamente da renovação do espaço. Além disso inseriu a discussão do projeto no Fórum Seixal +. Este é um espaço de debate e participação da população no desenvolvimento de projetos considerados estratégicos quer sejam de âmbito municipal, quer digam respeito a uma rua.

Assim, no próximo dia 28 de janeiro (sábado), pelas 16 horas, irá realizar-se um encontro com os munícipes para a apresentação e debate do projeto. A reunião terá lugar no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e está aberta a todos os que queiram dar a sua opinião e contributo. Estarão presentes técnicos e autarcas da Câmara Municipal do Seixal.

O mapa.

Na Margem Sul, o Seixal é um dos concelhos com mais espaços verdes e está em marcha, desde abril de 2022, o desenvolvimento do Parque Metropolitano da Biodiversidade na Verdizela, em Corroios. Nesta primeira fase, este parque contará com uma área de sete hectares. Com um investimento municipal superior a 547 mil euros, no futuro, abrangerá uma área superior a 400 hectares, pelo que será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa.

O espaço foi feito a pensar na população. Por isso mesmo, o projeto prevê a construção de vários percursos pedonais e de bicicleta que farão a ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal. Este parque também terá um Espaço de Interpretação e Educação Ambiental com uma área multiusos para dar apoio a todas as pessoas que passem pelo espaço.

Carregue na galeria e fique a conhecer os espaços verdes do Seixal.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA