na cidade

A novíssima Loja do Cidadão do Seixal já está a funcionar em pleno

O cartão de cidadão, o passaporte, as encomendas de correios ou até a fatura da água. Pode tratar de tudo num só espaço.
Já abriu ao público.

A Amora uma das freguesias com mais moradores de todo o concelho do Seixal, por isso, vai gostar de saber que desde a segunda-feira passada, 6 de setembro, que pode tratar de toda a burocracia na Loja do Cidadão, a funcionar no Edifício Alentejo, nas Paivas

Como é apenas a segunda Loja do Cidadão do distrito de Setúbal, este espaço vai receber os utentes não só do concelho do Seixal, mas também de outras localidades, como Almada, Barreiro, Moita, Palmela ou Montijo.

Por isso mesmo, uma semana depois da inauguração, a equipa da New in Seixal foi conhecer o novo espaço onde os seixalenses podem tratar da papelada num único espaço. O edifício Alentejo não é propriamente novo, mas está em boas condições — e tem um acesso com rampa para quem tiver dificuldades de mobilidade.

Como seria de esperar, quer por ser um espaço novo como pela pandemia, há uma grande fila à espera para entrar do lado lateral do edifício. As pessoas utilizam todas máscara e mantêm, sempre que possível, uma distância de segurança de quem está à espera para entrar na nova Loja do Cidadão sem marcação.

Na porta principal encontra-se uma funcionária da loja para ajudar os seixalenses a perceber se têm de esperar muito tempo. Há muito movimento e as portas estão sempre a abrir e a fechar, quer para pessoas jovens como para os cidadãos mais velhos.

Ainda assim, tudo corre sem grandes problemas, até porque a funcionária que está à porta faz o rastreamento das senhas da Loja do Cidadão e esclarece todas as dúvidas dos seixalenses.

O espaço é moderno

Após entrar no Edifício Alentejo vai ter que subir um lance de escadas até ao primeiro piso onde pode, finalmente, encontrar a entrada da nova Loja do Cidadão. O espaço está moderno, até porque é a primeira loja de segunda geração do distrito de Setúbal.

No interior não há quase barulho, apesar de todos os serviços que ali funcionam. Nos cerca de 1800 metros quadrados pode encontrar 37 postos de atendimento e serviços que vão desde a Autoridade Tributária, ao Instituto dos Registos e Notariado ou até a Loja do Munícipe, que passou a funcionar neste espaço.

Se tiver assuntos pendentes com os CTT também pode tratar neste novo local. Este espaço tem três funcionários e vai funcionar, durante os dias úteis, das 9 horas até às 19h30.

Os postos de atendimento com maior movimento (e tempo de espera) são, por exemplo, o Instituto dos Registos e Notariado, as Finanças e a Segurança Social. Já os serviços com maior procura são, tal como estava previsto, o passaporte o cartão de cidadão.

Há muito movimento

“Não esperei nada. Cheguei aqui e fui logo atendida”, conta-nos Ana Machado, que foi tratar do pagamento da água à Loja do Cidadão. A seixalense ainda tenciona regressar a este espaço para fazer o Cartão de Cidadão nas próximas semanas.

“A minha experiência é positiva, no sentido em que fui atendida sem marcação e o meu tempo de espera não foi muito grande”, explica Luísa Ventuve, que veio confirmar a mudança de morada do Barreiro para o Seixal. “O espaço é ótimo e agradável. Sentimo-nos bem.”

O espaço tem ar condicionado para os dias mais frescos.

Por enquanto, os responsáveis do espaço fazem um balanço positivo da abertura e os cidadãos com quem a New in Seixal falou também. Apesar de haver algum tempo de espera para determinados serviços, o feedback foi, em geral, positivo.

Recorde-se que este espaço era um projeto há muito desejado pelos responsáveis políticos e pelos moradores do Seixal. “Foi uma grande conquista para a população do concelho que há anos aguardava por este equipamento”, explica Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

“A loja entrou em funcionamento no dia 6 de setembro e já recebeu mais de 2 mil agendamentos. Gostaria também de deixar uma palavra de agradecimento aos trabalhadores da autarquia, sem os quais este projeto não seria hoje uma realidade.”

Carregue na galeria para conhecer melhor esta Loja do Cidadão no Seixal.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA