O Parque Municipal do Serrado, em Amora ia receber este fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, uma grande concentração de patudos, entre as 9h30 e as 18 horas. Realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, assinalado a 4 de outubro, a Festa do Bem-Estar Animal tinha como objetivo sensibilizar para as responsabilidades sociais e legais associadas ao bem-estar dos animais, para a importância destes nas nossas vidas e para a adoção responsável.
Porém, esta sexta edição do evento foi adiada, mas promete voltar no mês de novembro, ainda com data por definir. A Câmara Municipal do Seixal organiza anualmente a iniciativa, que promove o convívio entre as famílias e os patudos.
A aguardar os visitantes estarão espaços para adoção animal, demonstrações de agility, treino canino, áreas dedicadas a associações e entidades do concelho relacionadas com o bem-estar animal, pinturas faciais e caricaturas, fotografia, insufláveis e muito mais. As forças de segurança também estarão presentes no evento, tornando possível aos miúdos passear nos cavalos da GNR e interagir com equipas cinotécnicas, formadas por polícias/militares e os seus cães.
Também poderá encontrar a Quinta dos Bichos, spot com vários animais, tais como burros, póneis, ovelhas e cabras. Além disso, vão marcar presença a Dogs Grooming & Rock’n’Roll, a Associação Pata D’Açúcar, o Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal, a Associação dos Amigos dos Animais do Seixal, a PetMe, a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, a HousePet e a loja do Gato Tico.
A entrada será gratuita, tanto para donos como para os respetivos patudos. O espaço vai ter campanhas contra o abandono de animais de companhia e em prol da adoção responsável e o programa Capturar – Esterilizar – Devolver (CED), que permite o controlo de colónias de gatos e a redução das populações felinas silvestres no concelho do Seixal.