Com o aumento do custo de vida, uma das áreas que sofre os primeiros cortes está relacionada com o lazer e as atividades culturais e sociais. Sair com os amigos, ir jantar fora ou ir ao cinema pode tornar-se um problema, caso chegue ao final do mês com o dinheiro contado. A boa notícia é que, no concelho do Seixal, pode combinar programas com os amigos sem ter pegar na carteira.
Entre corridas, tardes de aprendizagem, exposições e até um Magusto com castanhas e água-pé, pode escolher o que prefere fazer com amigos e família. O destaque deste fim de semana, 9 e 10 de novembro, vai, no entanto, para o passeio do Núcleo Urbano Antigo do Seixal.
O evento, integrado no programa de atividades da Câmara Municipal do Seixal, começa às 14h30. O ponto de encontro é no Posto Municipal de Turismo e as inscrições já estão abertas no site do município. Os passeios são acompanhados por uma técnica da autarquia. Durante a caminhada vai poder aprender factos e curiosidades sobre a história local, o desenvolvimento urbanístico, as tradições, personalidades e episódios que marcam a identidade dos seixalenses.
Para os próximos dias a previsão é de bom tempo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), por isso escolha uma boa companhia e aproveite o melhor que o Seixal tem para oferecer.
Sábado
14h30 — 41.º Grande Prémio do Cavadas – Memorial José Manuel Oliveira, desporto, fit, competição, junto à sede do Grupo Desportivo do Cavadas.
15 horas — Aprender numa Tarde | Dispositivos Móveis Digitais, aprendizagem, tecnologia, Biblioteca Municipal do Seixal.
16 horas — Magusto na Verdizela, castanhas assadas, música, festa, Parque Desportivo da Verdizela.
17 horas — “O Som das Coisas”, programa para bebés, atividade infantil, Biblioteca Municipal do Seixal.
17 horas — Festa de S. Martinho, castanhas assadas, água-pé, música, festa, na Parque central da Urbanização Bacelos de Gaio.
Domingo
14h30 — Caminhada “A Pé pelo Núcleo Urbano Antigo do Seixal”, cultura, aprendizagem, visita guiada, Núcleo Urbano Antigo do Seixal.
15 horas — “Um Pernalonga no Moinho”, visita, peça de fantoches, Ecomuseu Municipal do Seixal – Núcleo do Moinho de Maré de Corroios.
A decorrer
Até 23 de novembro — “Entre Histórias e Silêncios…”, exposição, arte, pintura, quadros, Galeria de Exposições Augusto Cabrita.
Até 28 de dezembro — “Rostos da Terra”, exposição, fotografia, história, Quinta da Fidalga, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
Até 31 de dezembro — “Arquitetando”, exposição, Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
Até 31 de dezembro — Exposição “Barcos e as Atividades Humanas no Seixal”, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios – extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal.
Se gosta de aproveitar o fim de semana para conhecer diferentes spots no concelho, carregue na galeria para descobrir o universo encantado da Mammy Choux.