na cidade

A Amora vai ter um quiosque verde com postos de carregamento elétrico

Após a adjudicação do Centro Cultural da Amora, esta freguesia continua a ser uma aposta da Câmara Municipal do Seixal.
A sustentabilidade é uma aposta.

O Seixal On é uma marca criada no âmbito do projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização e que foi anunciada durante o ano passado. Recorde-se que esta iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 do concelho do Seixal. Agora, sabe-se que um dos projetos desta iniciativa já está a avançar e a Amora vai mesmo ter um quiosque verde — que promete ser um dos equipamentos mais inovadores do concelho. 

O quiosque vai situar-se na frente ribeirinha da Amora, sendo capaz de produzir e armazenar energia renovável, tanto fotovoltaica como eólica. Além disso, neste espaço vão ser colocadas bicicletas, segways, trotinetas e hoverboards para os seixalenses utilizarem e promoverem a mobilidade sustentável.

“Neste momento, estamos a instalar dois equipamentos: um quiosque verde e um painel informativo. Esses painéis vão informar sobre a energia que estamos a produzir, através dos equipamentos que estão constituídos”, afirmou Joaquim Tavares, o vereador do Pelouro do Ambiente, numa visita da autarquia ao local. “É nesse conceito de descarbonização que queremos também sensibilizar as pessoas para as boas práticas.

Entre os projetos do Seixal On estão o ecorrestaurante Brisa na Baía com uma cozinha solar, aplicações para smartphone e portal web, a instalação de quiosques verdes, carros elétricos, pontos de carregamento elétrico para automóveis, ecopontos, iluminação pública e contadores de água inteligentes. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA