As festas populares já chegaram à freguesia da Aldeia de Paio Pires e vão preencher as ruas com música e animação até 4 de agosto, com as tradicionais largadas, procissão em honra de Nossa Senhora da Anunciada, a Noite da Sardinha Assada e o Festival de Folclore Maria Basílio. Nas outras freguesias, os concertos são a principal atração, mas aqui a tradição popular acaba por prevalecer, especialmente no que toca aos cortejos religiosos, diretamente ligados à data e à celebração das festas da Aldeia de Paio Pires.
Apesar das exposições, atividades fit e outros projetos que pode aproveitar este fim de semana, sem pagar nada, é impossível negar que todos os caminhos acabam por dar às festas populares, por isso vamos centrar-nos nelas. O evento começa às 10 horas no dia 3 de agosto, sábado, com uma interrupção entre as 11h15 e o meio-dia. A esta hora vão começar as clássicas largadas, sendo que as celebrações retomam com atividades pelas 17 horas com cavalhadas. Este dia também vai ser marcado pela Noite da Sardinha Assada, a partir das 20 horas.
Ainda no mesmo dia, às 21 horas, vários grupos de folclore vão desfilar pelas ruas da festa, sendo que vão terminar no palco principal com um festival realizado pelo Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul (Seixal), Rancho Regional de Paredes (Porto), Rancho Folclórico Rio Novo do Príncipe (Aveiro) e pelo Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros (Leiria). À mesma hora vai ser realizada a Charanga O Cavalinho no recinto das largadas. Por falar em largadas, saiba que neste dia começam à uma da manhã.
Para terminar os festejos, no dia 4 de agosto, pelas 17 horas, irá decorrer a Procissão em honra de Nossa Senhora da Anunciada pelas ruas da Aldeia de Paio Pires. Finalizando a vertente religiosa, os eventos regressam apenas às 21h30 com uma demonstração de recortadores, pela Arte y Pasion na Arena Multiusos de Paio Pires. Ao mesmo tempo irá decorrer uma atuação no palco principal por parte do Grupo Coral Alentejano Lírio Roxo. Para fechar, Os Banza vão animar o recinto pelas 22 horas, sendo que as largadas vão ser realizadas à mesma hora pelas ruas da aldeia.
Saiba tudo o que pode fazer à borla este fim de semana.
Sábado
9 horas — Ioga, exercício, fitness, Parque Urbano do Seixal junto à Biblioteca Municipal do Seixal, Parque Urbano das Paivas e no Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade na Baía do Seixal.
20 horas — Noite da Sardinha Assada, festas populares, comida, tradição, Aldeia de Paio Pires.
Domingo
10 horas — Domingos com Artesanato, mercado, comércio local, Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade.
A decorrer
Até 17 de agosto — “Matéria/Ação — Escultura e Vídeo dos Anos 1960 e 1970”, exposição, arte, Fundação Serralves, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
Até 24 de agosto — Beber da Fonte, exposição, arte, pintura, fotografia, galeria de Exposições Augusto Cabrita.
Até 27 de setembro — Galeria natura, arte, natureza, cultura, exposição, Quinta da Fidalga.
Até 31 de outubro — Drive in Seixal, exposição, arte, quadros, pinturas, Nacional 10 Amora.
Até 31 de dezembro — Exposição “Barcos e as Atividades Humanas no Seixal”, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios — extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal.
Se não lhe apetecer sair de casa, carregue na galeria e descubra algumas receitas fit que pode fazer nos tempos livres.