Imagine começar o dia com um passeio de barco pelo rio Tejo, fazer uma pausa para almoçar comida escandinava e peruana e finalizar a tarde com um concerto de Tony Carreira. Este pode muito bem ser o seu programa para sábado.
Como é costume, a New in Seixal dá-lhe a conhecer as melhores sugestões que pode aproveitar durante o fim de semana. Porém, estas vão ser mais especiais do que o normal. Com o arranque da época natalícia, surgem momentos únicos e diferentes, desde concursos de doçaria, novas exposições, passeios marítimos e até um mega espetáculo que reúne 15 artistas nacionais e locais. A melhor parte é que pode fazer tudo de graça.
Esta semana damos foco à iniciativa “Mais um Natal sem Hospital no Seixal”, que irá começar pelas 15 horas, de domingo, na Sociedade Filarmónica União Seixalense. Aqui, vai poder ouvir as Vozes do Atlântico, Bruno Correia, Grupo Banza, Ricardo Mestre, Ana Vera, Marcelo Costa, Mário Barradas, Jean Cremona, Vítor Paulo, Diana Soares, David Ventura, Dany Silva, David Antunes e Emanuel Moura.
Os cabeças de cartaz desta edição são os Anjos e Tony Carreira, com espetáculos marcados para a noite de sábado. O melhor é chegar cedo: a sociedade tem um espaço limitado e costuma encher rapidamente. Este momento musical pretende demonstrar o descontentamento da população e autarquia seixalense, face ao atual panorama de saúde do concelho, com foco no atraso da construção do Hospital do Seixal. O evento integra o programa da Aldeia Natal e será realizado todos os anos, até que a construção da estrutura de saúde avance.
Se quiser sair ainda mais da rotina, pode sempre ir ao evento asiático Bonenkai, que começa às 18h30, de dia 7 de dezembro, sábado, no Ginásio Clube de Corroios. Esta atividade vai levá-lo por um ritual de bons presságios para o ano de 2025. Entre demonstrações acrobáticas, artes marciais e explicações culturais e tradicionais, pode finalizar o seu dia com um jantar feito pelos cozinheiros da embaixada do Japão em Portugal.
Agora que já tem as dicas necessárias, conheça o nosso programa completo e faça a sua própria agenda.
Sábado
10 horas — Passeio interpretativo pelo Parque Metropolitano da Biodiversidade, animais, natureza, observação, visita guiada, biólogos.
15 horas — Showcooking de cozinha internacional, Ceviche peruano e gravlax escandinavo, Festival da Gastronomia, Aldeia Natal do Seixal.
18h30 — Bonenkai, festa tradicional japonesa, comida, demonstrações, artes marciais, ritual, Ginásio Clube de Corroios.
Domingo
11 horas — Passeio pelo rio Tejo, embarcação tradicional do Seixal, viagem, Varino Amoroso, Baía do Seixal,
14h30 — Concurso de doçaria, exposição, prova, comida, Festival da Gastronomia, Aldeia Natal do Seixal.
15 horas — Mais um Natal sem Hospital no Seixal, concerto, espetáculo, solidariedade, protesto, Sociedade Filarmónica União Seixalense.
A decorrer
Até 7 de dezembro — A Verdade de Uma História Mal Contada pelo Homem Imperfeito, exposição, arte, Galeria Municipal de Corroios.
Até 28 de dezembro — “Rostos da Terra”, exposição, fotografia, história, Quinta da Fidalga, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
Até 31 de dezembro — “Arquitetando”, exposição, Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
Até 31 de dezembro — Exposição “Barcos e as Atividades Humanas no Seixal”, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios – extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal.
Até 5 de janeiro de 2025 — Aldeia Natal do Seixal 2024, diversões, artesanato, comida, Natal, Baía do Seixal.
Até 25 de janeiro de 2025 — Percurso em Construção, exposição, arte, pintura, Galeria de Exposições Augusto Cabrita.
Se preferir ficar em casa, carregue na galeria para conhecer algumas das séries e temporadas que estreiam em dezembro nas plataformas e nos canais de televisão.