fit

Vem aí um debate gratuito para celebrar o Dia Internacional do Desporto

Esta data foi declarada em 2013, criando um vínculo histórico com os primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizados em 1896.
Participe.

É já esta terça-feira, dia 6 de abril, que se celebra o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz e a Câmara Municipal do Seixal vai organizar um debate sobre este tema, integrado no Movimentos Municípios pela Paz. Esta sessão temática, intitulada de “O Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz”, vai ser moderada pela vereadora Manuela Calado, e decorre a partir das 15 horas.

“A prática desportiva é uma forma não só de nos mantermos sãos física e mentalmente, mas também é um meio privilegiado de contacto entre concelhos, regiões, países e povos diferentes”, defendeu Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal. Desta forma, o autarca, que é também o coordenador do Movimento Municípios pela Paz, considera que o desporto é uma forma de criar pontos e união entre as nações. 

O desporto olímpico e paralímpico será dois dos temas abordados nesta iniciativa, que irá decorrer em formato online. Além disso, vai ser tratado o impacto da pandemia na preparação olímpica. Ilda Figueiredo, presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação, farás as honras de abertura da sessão, cabendo ao presidente da Câmara Municipal do Seixal presidir ao encerramento da mesma.

Os convidados vão incluir personalidades como Leonor Moniz Pereira, professora na Faculdade de Motricidade Humana, Maria Machado, gestora de projeto no Comité Paralímpico. A nível internacional, vai também participar Nader Jaiosy, o selecionador nacional da Palestina. A sessão vai durar duas horas e não precisa de inscrição, basta aceder a este site

O Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz foi estabelecido em 2013. Esta decisão representou um passo significativo no reconhecimento do poder transformador do desporto e do seu grande potencial no avanço de mudanças sociais positivas. Desde a sua criação, muitas organizações celebram neste dia o papel do desporto na sociedade e o seu poder promotor de diálogo, de compreensão e contributo inestimável para a inclusão social e paz.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA