fit

Vai ficar viciado nesta combinação improvável de tarteletes fit de queijo e cebola

Esta entrada especial vai conquistar os seus convidados e tem o selo de criatividade da seixalense Teresa D’Abreu.
Pode servir a entrada assim.

Por vezes, existem combinações improváveis. Por exemplo, quem diria que a mistura da chuva e do sol daria um dos fenómenos mais bonitos do mundo, o arco-íris. O mesmo acontece na cozinha, há certos ingredientes que, por muito diferentes que sejam, ficam extremamente bem juntos em formato de tarteletes.

É este o caso do queijo chèvre e da cebola-roxa, que formam uma entrada fit e super saborosa. Quem conseguiu criar esta receita magnífica foi a seixalense Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites”.

“São a combinação perfeita entre o doce e o salgado de que tanto gosto e uma opção que tanto dá uma ótima entrada, como também um bom prato principal, se acompanhado por uma salada, por exemplo. O segredo destas tartes é que a cebola fique cortada bem fininha o que confesso era uma dificuldade inicialmente”, conta.

A receita é ideal para servir como uma entrada para abrir o apetite, mas vai ter de se dedicar um pouco à cozinha, já que a receita demora cerca de 20 minutos a ser preparada e 45 minutos a cozer. Tenha atenção às dosagens, pois os números e quantidades mencionados servem para fazer cerca de oito tarteletes.

Do que precisa

Base

— 1 chávena de farinha de amêndoa

— 2 colheres de sopa de farinha de coco

— 2/3 chávena de fubá de mandioca

— Meia chávena de azeite

— Meia colher de chá de sal

— 1 ovo

Recheio

— 500 gramas de cebola roxa

— 2 colheres de sopa de azeite

— 1 estrela anis

— 1 colher de chá de tomilho seco

— 75 mililitros de vinagre balsâmico

— 1 colher de sopa de mel

— 2 ovos

— 190 gramas de queijo quark ou mascarpone, ou requeijão, ou creme de coco

— q.b. pimenta

— q.b. noz moscada

— q.b. sal

— 200 gramas de queijo chèvre

Como se faz

Primeiro comece por fazer a base, use um processador para misturar todos os ingredientes. Divida a massa pelas formas untadas com azeite, pressionando contra as laterais das formas para deixar a massa na espessura pretendida.

Depois é altura de tratar do recheio. Numa frigideira coloque o azeite, o anis e a cebola em meias luas finas e frite bem até a cebola dourar. Adicione o vinagre, o tomilho e o mel e deixe cozinhar.

Retire do lume e deixe arrefecer, coloque o anis de parte, já que serve apenas para dar gosto e não entra diretamente no recheio. Depois misture os ovos, o quark e os temperos.

Sobre a base, coloque a cebola, a mistura de ovos e uma fatia de queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20/25 minutos e já estão prontas. Pode parecer complicado devido ao grande número de ingredientes, mas não se preocupe, são bastante fáceis de trabalhar e acredite, vai querer repetir a dose.

Se está a precisar de ajuda para manter o foco nas refeições, carregue na galeria para encontrar várias receitas saudáveis que se fazem em poucos minutos.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA