fit

Sente a pele oleosa no verão? Estes são os cuidados que deve ter

Ana Mendes, a técnica responsável pelo espaço seixalense Unic Clinic, volta a esclarecer dúvidas sobre a beleza feminina.
Pode ser uma boa ajuda.

A pele oleosa, também conhecida como pele lipídica, é caraterizada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e é um dos tipos de pele mais comuns em pessoas de diversas idades. As suas características habituais são os poros dilatados, brilho em excesso e uma especial tendência para a acne.

Esta oleosidade excessiva pode ter como principais motivos a ingestão de alimentos gordurosos, a limpeza da pele com as mãos sujas, o facto de lavar a pele com água quente, problemas hormonais, entre outros. Há também, o chamado “efeito rebote”, que acontece quando há um desequilíbrio de água e óleo na pele. Ao remover-se a gordura da superfície, o organismo passa a produzir mais sebo para repor o que foi removido.

Muitas mulheres podem notar a pele mais oleosa durante o período da menopausa, devido ao baixo nível de estrogénio, que acentua a testosterona e que é responsável pelo aumento de oleosidade e pelo aparecimento de acne. Um facto interessante é que muitos acreditam que “ter a pele oleosa” é sinónimo de “ter a pele acneica” e essa afirmação não podia ser mais falsa. É verdade que em alguns casos a pele oleosa pode vir atrelada à acne, mas isso não acontece sempre.

Uma curiosidade sobre esta questão da oleosidade da pele diz respeito ao facto de que as tonalidades de pele mais escuras possuem uma maior tendência para serem oleosas. Isto acontece por causa das glândulas sebáceas desse fototipo serem maiores.

Para cuidar da pele oleosa, deve esfoliá-la uma vez por semana ou de acordo com a indicação do profissional esteticista. Deve ser utilizado gel esfoliante, higienizar com sabonetes em gel, usar tónico adstringente e hidratante com ativos anti-idade e protetor solar oil free, ou seja, loções sem óleos ou gel-creme.

Qual é o tratamento estético que ajuda a manter a pele oleosa saudável?

Chama-se microdermoabrasão ou peeling de diamante. Trata-se de um tratamento estético, não invasivo, através de um aparelho com pontas de diamante que liberta cristais finos. Assim, esta ação de esfoliação mecânica afina o grão da pele, promovendo uma regeneração celular.

Em complemento a este tratamento, as pessoas com pele oleosa devem lavar com alguma regularidade o rosto — mas não em demasia. A higienização do rosto é importantíssima, não só no verão mas também em qualquer outra estação do ano. No entanto, em excesso pode resultar no efeito contrário ao que se pretende. 

Com o aumento do suor e do sebo, a vontade de lavar o rosto a cada dez minutos é extremamente forte no verão. Porém, essa prática pode causar um efeito contrário na pele, causando ainda mais produção de oleosidade.

O recomendado para o verão é lavar o rosto duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, usando sempre os sabonetes indicados para o tipo de pele. Recorde-se: deve sentir-se bem consigo própria e a sua pele irá, com toda a certeza, agradecer.

Pode agendar a sua avaliação gratuita na Unic Clinic para conhecer melhor o seu tipo de pele ou realizar o tratamento que permite que a pela oleosa se torne mais saudável. As marcações podem ser feitas através do número de telemóvel 920 101 779. Aproveite ainda para seguir — e acompanhar — as páginas do Instagram e do Facebook.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Mécia Mouzinho de Albuquerque, 5 loja B
    2840-441 Arrentela
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 10h às 21h

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA